Skip links

Tem um negócio inovador? Copa do Mundo de Empreendedorismo pode ser uma ótima oportunidade

Inscrições estão abertas até 27 de junho

Thais Paim

Se você está buscando uma chance para realizar o sonho do seu empreendimento, essa pode ser sua grande chance. O motivo? Copa do Mundo de Empreendedorismo (Entrepreneurship World Cup, em inglês) está com inscrições abertas e tem o objetivo de identificar e apoiar negócios inovadores.

A terceira edição do torneio busca avaliar diferentes áreas de atuação e estágio de desenvolvimento – e vai distribuir até US$ 1,75 milhão em prêmios, entre dinheiro, oportunidades de investimento e outras vantagens.

Sobretudo, aqui no Brasil, será a primeira vez dessa competição e ela contará com a organização da Rede+, grupo com foco em inovação corporativa e aceleração de startups, baseada em Salvador.

Segundo o CEO, Rodrigo Paolilo, a Rede+ tem “o propósito de ajudar o mundo através do empreendedorismo inovador, contribuindo tanto com organizações mais maduras no processo de reinvenção, e também startups, formando, investindo e mentorando”.

Paolilo explicou sobre os critérios de participação e ressaltou que a participação é ampla e pretende abranger projetos que possuem estágios diferentes.

Processo de inscrição

“Qualquer negócio inovador, de diferentes estágios, pode participar. Desde quem está na fase saindo da ideia para a operação. Para quem já está operando, ou crescendo bem. Os prêmios e a competição são divididos por esses estágios. E a gente avalia esse potencial para fazer a seletiva nacional primeiro, em julho. E aí, em outubro, a gente vai levar as melhores do Brasil para competir no cenário global, em um evento que vai acontecer na Arábia Saudita, em novembro”, afirmou o CEO.

A princípio, estimasse que sejam feitas até 300 inscrições. Entre 10 e 12 participantes vão à seletiva nacional, e três devem ir à etapa final, ele detalha. “Vamos avaliar produto, solução, a capacidade de inovação, crescimento, time, potencial de impacto e previsibilidade de receita, de ganhos. É diferenciação e capacidade de se colocar à prova em um mercado global”, diz.

História de sucesso

Antes de mais nada, se você busca um modelo para se inspirar, pode conhecer um pouco da história do empreendedor na área de impacto social José Rubinger. Ele foi um dos vencedores da etapa final da edição 2020 da Copa do Mundo de Empreendedorismo.

Fundador da mineira Tix Tecnologia Assistida, a empresa desenvolve ferramentas de comunicação alternativa e estímulo cognitivo para pessoas com deficiência.

Criada em 2009, desde 2018 a startup está internacionalizada e atua hoje nos Estados Unidos, Chile, Emirados Árabes e faz plano de entrar no Canadá.  Rubinger, 50, conta que a empresa está na fase de “crescimento”.

“Não nascemos startup, mas com o intuito de ajudar cegos a pegarem ônibus. Só entre 2012 e 2013, após ganharmos prêmio em inovação do Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), foi que abriu-se uma perspectiva”, disse, de Abu Dhabi.

Geração de riqueza e oportunidade

Para o coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae Bahia, Tauan Reis, desafios de aceleração, maratonas e outras ações na área possuem um papel importante.

Segundo ele, o objetivo é “fomentar a cultura da inovação”. Além disso, inovar seria “usar a criatividade para gerar riqueza, que traduzida gera resultado. Por meio de produto, serviço, processo”.

Foi a conquista de uma bolsa de iniciação científica em 2018 que levou o engenheiro da computação em formação o baiano William Rocha, 30, a apostar na ideia de drones e câmeras com reconhecimento facial, até chegar a uma inteligência artificial.

Com o sistema, empresas de qualquer segmento podem realizar o controle de produção, rastreio de transporte, descarte de resíduos e logística reversa, com dados em tempo real.