Skip links

Tentativa de golpe de estado na Bolívia

Tienne Almeida

Nesta quarta-feira (26), uma facção do exército tentou realizar um golpe contra o presidente da Bolívia, Luís Arce. A iniciativa fracassou, sendo revelado que o general Juan José Zuñiga, responsável pela mobilização das tropas contra o governo em La Paz. Zuniga foi preso e o fato foi divulgado por veículos como o BBC, The Guardian e outros. O histórico turbulento da Bolívia também foi mote da reportagem da imprensa especializada, como o The Economist, por exemplo. 

Foram horas de incerteza vividas pela Bolívia, quando um grupo de militares se posicionaram no centro de La Paz, o presidente Luís descreveu como uma tentativa de “golpe de Estado”.

General Juan José Zuñiga (c) responsável pela mobilização das tropas contra o governo em La Paz.

O controle da Plaza Murillo, em La Paz, foi tomado por soldados e veículos militares e entraram no palácio Quemado, que é a sede do governo boliviano. E após algumas horas o general Juan José Zúñiga foi preso.

O General havia sido destituído no dia anterior, no caso terça-feira (25), devido a algumas declarações que ele fez sobre o ex-presidente Evo Morales. 

Após a prisão do general, militares e veículos se retiraram da praça. A população foi as ruas para protestar contra a tentativa de golpe.

O presidente da Bolívia fez um discurso televisionado: ““Queremos exortar todos a defenderem a democracia e aqui estamos com todo o gabinete, com nossas organizações sociais. Saudamos vocês, organizações sociais, e cordialmente os convidamos a mostrar mais uma vez a democracia ao povo boliviano”, ele disse.