
TPI e Celeiro Cultural apoiam evento do mês da Consciência Negra na UESC
Murillo Torres
Com o apoio do grupo Teatro Popular de Ilhéus e da produtora Celeiro Cultural ocorre no próximo dia 23 de novembro, quarta-feira, às 16:00h, no Auditório Jorge Amado, 1º andar do Pavilhão de mesmo nome, na UESC o evento “Anjos Negros”, ato com objetivo de sensibilização ao mês da Consciência Negra. O evento é gratuito e aberto à comunidade geral.
Coordenado pela Profª Ivone Maia e Emiron Gouveia, o projeto tem o intuito de registrar o mês da Consciência Negra com a exibição de dois documentários. “O Grito dos Cativos”(produzido pelo Curso de Comunicação), dirigido por Telmo Figueiredo e Heuger Campos, conta a história do Engenho de Santana localizado em Ilhéus (BA) através da perspectiva do historiador Ruy Póvoas e do sindicalista Edvaldo Pitanga.
Outro documentário, “Mário Gusmão, o Anjo Negro da Bahia”(2005), dirigido pelo documentarista Élson Rosário, revela a vida e a obra do ator Mário Gusmão em três linhas temáticas: a artística, a militância política no movimento negro e a espiritual.
Logo após a exibição, será realizada roda de conversa no intuito de debater sobre as duas produções em paralelo com o momento atual. Participação do Profº Dr. Ruy Póvoas e Élson Rosário, com mediação da Profª Drª. Marlucia Mendes da Rocha.
A ação Anjos Negros conta ainda com a colaboração dos seguintes setores da UESC: Laboratório de Comunicação Social, PROEX, DLA, NAU, CA de Comunicação Social e DFCH.
Evento Gratuito: Anjos Negros
Data: 23 de Novembro de 2022
Local: Auditório Jorge Amado, 1º Andar – Pavilhão Jorge Amado, Campus Soane Nazaré de Andrade, Rod. Jorge Amado, Km 16 – Salobrinho, Ilhéus – BA
Horário: 16:00h