Skip links

TPI realiza nova sessão do Cine Incidental com filme de Charles Chaplin

Marcelo Carvalho

De volta à Praça São João Batista, no Pontal, em Ilhéus, sábado, 18 de junho, às 18:30h, o grupo Teatro Popular de Ilhéus realiza nova sessão do CINE INCIDENTAL, que consiste na exibição de curtas-metragens, combinando cinema e música por meio de uma trilha sonora original executada ao vivo pelos músicos Cabeça Isidoro e Pablo Lisboa.

Desta vez será apresentado “Dia de Pagamento” (1922) filme mudo, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Charles Chaplin. A sessão-show dura apenas 21 minutos, deixando o público extasiado ao reviver a genialidade cômica do eterno Carlitos junto com a criatividade musical dos artistas ao lado do projetor. Um programa gratuito e indicado para crianças de todas as idades.

Charlin Chaplin em cena do filme “Dia de Pagamento”. Foto: divulgação.

Lançado há 100 anos, “Dia de Pagamento” retrata o pedreiro Charlot (Charles Chaplin) no dia que recebe seu salário. Com pouca dedicação ao próprio trabalho e uma esposa controladora, acompanhamos o protagonista gastando praticamente todo dinheiro do seu pagamento até a manhã do dia seguinte. O grande atrativo dessa obra-prima de Chaplin , contudo, não está propriamente dito em suas gags e sim na temática ainda atual, que fisga o espectador através da identificação deste pelo protagonista.

Em nova fase da sua trajetória, o Teatro Popular de Ilhéus tem apresentado suas atividades artísticas na praça do Pontal, bairro que futuramente abrigará a sede própria do grupo cultural em espaço doado pelos sócios remidos do antigo Clube Social do Pontal. Devido aos festejos do São João, não haverá apresentações no último final de semana deste mês de junho.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.