Três são capturados em menos de duas horas com auxílio do reconhecimento facial


Marcelo Carvalho

Dois procurados por prática de roubo e um por furto foram capturados, em menos de duas horas, com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública, em fase de expansão para diversas cidades do estado. Os flagrantes aconteceram na manhã desta segunda-feira (6).

Às 7h30 a tecnologia emitiu o primeiro alerta, após homem com mandado de prisão por roubo qualificado passar por um dos pontos monitorados pela ferramenta. Ele foi alcançado pelos policiais da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Vera Cruz).

Vinte e cinco minutos depois, em outro ponto de Salvador, os profissionais do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) acionaram equipe da 1ª CIPM (Pernambués) para capturar um homem com mandado definitivo.

A tecnologia emitiu um alerta de 98% de similaridade para o procurado por prática de roubo.

A ferramenta também apontou 97% de correspondência ao flagrar o rosto de um homem que passou por uma das câmeras do Reconhecimento Facial. O último foragido, alcançado pelas equipes da 26ª e 58ª CIPMs, era procurado por furto.

Dois dos criminosos foram encaminhados à Coordenação de Polícia do Interior (Polinter) e um seguiu para a Delegacia Territorial de Vera Cruz.

Expansão

O Sistema de Reconhecimento Facial está em fase de expansão e chegará a mais de 70 cidades. A tecnologia já é empregada em Salvador, mas chegará na Região Metropolitana e no interior do estado.

Duzentas e cinquenta e cinco pessoas, homens e mulheres, com mandados de prisão expedidos foram alcançados e retirados do convívio com a sociedade entre homicidas, latrocidas e traficantes.