Skip links

Turismo LGBTQIA+: conheça os 5 melhores destinos que acolhem a diversidade

Apesar do preconceito existente na sociedade, diversos lugares investem e incentivam um turismo de inclusão e diversidade

Thais Paim

No mês de junho é celebrado Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, mas você sabe o que significa essa sigla? O termo agrega Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexuais, Assexuados e as demais classificações de orientação sexual e identidade de gênero.

Com tanto preconceito e discriminação, o turismo voltado para esse público vem sendo fomentado nas últimas décadas como consequência dos avanços dos direitos LGBT ao redor do mundo e tem como objetivo proporcionar experiências inclusivas.

O Turismo LGBTQIA+

O viajante LGBTQIA+ busca destinos em que vá se sentir acolhido, respeitado e, principalmente, seguro. Mesmo que para muitos pareça algo óbvio, ainda existem lugares que não garantem esses princípios básicos para todo mundo.

Mas quais lugares são esses que possuem destinos e serviços que abraçam o público LGBTQIA+ sem preconceitos? Onde ficam e quais experiências eles oferecem? Confira agora uma lista com os cinco melhores destinos no Brasil e no exterior.

A maior cidade da América Latina possui a maios Parada LGBTQIA+ Foto: divulgação

1 – São Paulo (SP): a capital da maior Parada LGBT do mundo

Além de ter uma vida noturna agitada e mundialmente conhecida, a capital paulista também é famosa por ser um dos melhores destinos LGBT friendly. São muitos os bares e boates LGBT+, além de farta hospitalidade com muito respeito e cortesia. É válido lembrar também que São Paulo tem a maior Parada do Orgulho LGBT do mundo.

Museu da Diversidade Sexual

Diversas são as atrações em São Paulo, mas uma que merece destaque é o Museu da Diversidade Sexual (MDS), no Largo do Arouche, coração LGBT da cidade.

Criado em 2012, o MDS fica próximo à estação de metrô República e é o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática LGBT.

2 – Belo Horizonte (MG) desponta no turismo LGBT

Em 2014, juntamente com Rio de Janeiro e Brasília, Belo Horizonte lançou na Espanha o projeto “¡Trae Tus Colores!” (traga suas cores!) para promover as cidades brasileiras. Além disso, a Associação de Turismo LGBT e a Câmara de Comércio LGBT, também foram criadas especialmente para pensar o cenário LGBT na cidade.

Se você se interessou por essas características, o bairro Savassi é uma ótima opção de hospedagem. Além de super bem localizado, o lugar é repleto de hotéis, academias, baladas e muitos bares com ótima acolhida.

3 – Salvador (BA): diversidade, carnaval e calor

Salvador é conhecida internacionalmente por sua diversidade e acolhimento e não seria diferente na hora de oferecer excelentes condições para o turismo LGBTQIA+. A capital da Bahia conta com praias, bairros que concentram a cena LGBTQIA+ local e outros pontos turísticos imperdíveis. O Centro e os bairros de Rio Vermelho, por exemplo, são paradas obrigatórias com muita diversão e uma vida noturna agitada.

Não podemos deixar de citar que a cidade é destaque no mês de fevereiro, por sediar uma das mais tradicionais e calorosas festas do país. O Carnaval em Salvador recebe turistas de vários países e é uma atração à parte para o público LGBT.

4 – São Francisco (Estados Unidos)

Se você deseja viajar para fora e busca um lugar acolhedor, São Francisco pode ser o lugar certo. Bastante popular entre o público LGBT, é considerada por muitos como a capital LGBT do mundo. É possível encontrar bandeiras arco-íris por todos os lados! O bairro Castro talvez seja o local mais LGBT friendly de todos, com comércios e bares voltados para o público.

O bairro é tão atrativo que sedia o GLBT History Museum, um incrível museu localizado na 18th Street e que reúne mais de 100 anos da trajetória LGBT em São Francisco.

5 – Sydney (Austrália)

Além de toda a sua beleza, marcada por lindas praias e muito sol, a cidade australiana é conhecida por ser um local bastante LGBT friendly. Isso porque Sydney é um lugar muito acolhedor, com visitantes do mundo todo.

A cidade sedia, anualmente, um dos maiores eventos turísticos do país: o Mardi Gras LGBT Sydney, com desfiles e diversas atrações, o evento recebe pessoas de vários países.