Skip links

Uma doença que tem atacado muitos famosos

A esclerose múltipla aparece com mais frequência em pessoas de 20 a 40 anos, sendo mais comum entre as mulheres.

Andie Carolina

Clique para ouvir a notícia.

Com certeza você já ouviu falar em Esclerose Múltipla. E certamente, você é uma daquelas pessoas que pensam que essa doença acomete apenas os idosos, não é? Pois é! Este pensamento é bastante comum, mas não poderia estar mais longe da verdade. O fato é que a Esclerose costuma aparecer com mais frequência em pessoas de 20 a 40 anos. E apesar de também ser sofrida pelos homens, é mais comum entre as mulheres.

            Se trata de uma doença que tem origem no sistema neurológico, porém é autoimune e crônica. Isso significa que o sistema imunológico do paciente passa a destruir os tecidos saudáveis do sistema nervoso. Consequentemente a isso, se formam lesões no cérebro e na medula, o que traz muito sofrimento no dia a dia dos doentes.

            Os sintomas e também sequelas da Esclerose Múltipla incluem fadiga, fraqueza, vertigem, falta de equilíbrio, problemas na coordenação motora, problemas intestinais e urinários, alterações na visão, dormência no corpo, além de alterações no humor, entre outros. E estudos revelam que pessoas com falta de vitamina D no organismo, fumantes ou com uma dieta pobre em nutrientes e minerais, tem maior possibilidade de desenvolver a doença no futuro.

            Por este motivo, é muito importante buscar atendimento médico assim que se notar o surgimento de alguns dos sintomas, a fim de evitar a sua progressão. O diagnóstico precoce que pode evitar problemas ainda maiores, é feito através do exame de ressonância magnética e da coleta do líquido cefalorraquidiano (realizado por meio de uma punção na  coluna vertebral).

            No Brasil, segundo a ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla), há aproximadamente 40 mil pessoas lutando contra a doença nos dias atuais. Se comparado a outras doenças, como o câncer ou problemas cardíacos, é um número considerado baixo. Porém, tem crescido muito nos últimos tempos e inclusive, pessoas famosas tem confirmado o diagnóstico para o grande público.

Alguns destes nomes, incluem:

  • Cláudia Rodrigues: sucesso absoluto no núcleo de humor da Rede Globo, a atriz que atuou nas séries Escolinha do Professor Raimundo, Sai de Baixo. Caceta & Planeta, Zorra Total e A Diarista, foi diagnosticada com Esclerose no início dos anos 2000. Em decorrência da doença, Claudinha foi internada diversas vezes e passou a conviver com dificuldades para andar, falar, entre outros.
  • Ana Beatriz Nogueira: diagnosticada em 2009, a atriz que é um rosto muito conhecido das telenovelas globais, conta em entrevistas que descobrir a doença foi um grande choque e abalo emocional, mas que graças ao tratamento, leva uma vida normal e quase não sente nenhum dos sintomas. E que ter consciência de ser portadora de uma condição tão grave, a faz refletir sobre a importância de não perder tempo com bobagens.
  • Guta Stresser: a eterna Bebel do seriado A Grande Família, revelou recentemente durante uma entrevista à revista Veja que foi diagnosticada com a doença. Segundo a atriz, os primeiros sintomas surgiram em 2020, quando ela participava do quadro Dança dos Famosos do Domingão do Faustão. A estrela contou que passou a ter problemas de memória, dores musculares, dores de cabeça e formigamento e que teve a confirmação da doença após a ressonância magnética indicada pelo otorrinolaringologista. Desde então, ela está em tratamento.
  • Layla Monteiro: com quase 1 milhão de seguidores no Instagram, a influenciadora digital também recebeu o diagnóstico de Esclerose em 2020 e usa sua conta na rede social para conscientizar sobre a doença, assim como para inspirar aqueles que sofrem com o mesmo problema.  A jovem sempre enfatiza a importância de seguir o tratamento à risca e encarar todas as dificuldades do dia a dia com muita naturalidade.

Entre os artistas estrangeiros que também foram diagnosticado de Esclerose Múltipla, encontram-se os nomes de Selma Blair, Christina Applegate, Jack Osbourne, Jamie Lynn Sigler, entre outros.

Andie Carolina é graduada em Publicidade e Propaganda. E, apaixonada por música, séries, televisão e cinema. Instagram: @AndieCarolinaP