
Uma viagem a Marte sem sair da terra
Experiência vai simular missão no planeta vermelho, mas sem sair da Terra.
Philipe Campos
Já imaginou uma viagem ao planeta vermelho sem sair da terra? Esse fato já é possível através de uma simulação, num ambiente criado em impressora 3D onde voluntários estão sendo convocados para essa super missão.
O grupo de voluntários não são astronautas, mas vão passar um ano isolados em Marte numa casa de 157 metros quadrados, batizada de “Marte Duna Alpha”. O confinamento será num ambiente parecido com o solo de Marte e piso de terra vermelha. Mas com algumas regalias como academia, quarto, cozinha, banheiro e um pequeno laboratório.
A principal ideia da simulação, é entender como um ser humano poderia sobreviver no Planeta Vermelho.
Cientistas vão embarcar na viagem
Quatro astronautas vão embarcar juntos nesta viagem. Eles passaram por um processo rigoroso de seleção, que irá focar na saúde dos tripulantes e na capacidade de adaptação e resolução de problemas.
Kelly Haston é uma bióloga canadense, que irá comandar a equipe.
O médico e engenheiro de voo Ross Brockwell, Nathan Jones, especializado em emergências, e a enfermeira Alyssa Shannon também faram parte da equipe.
Do lado de fora da cápsula, outra mulher vai estar sempre atenta ao que acontecer durante a experiência. É Suzanne Bell que vai ouvir o chamado “Houston, temos um problema” se a equipe precisar de ajuda.
De acordo com Suzanne Bell, “a comunicação de Marte leva 22 minutos para chegar até a terra e 22 minutos para voltar. Imagina conversar com um amigo assim! Uma das coisas que queremos observar é como o isolamento vai afetar o comportamento, as relações com familiares e com o comando da missão nessa distância” explicou.
Se tiverem problemas de verdade, os voluntários vão ter que esperar quase uma hora pela resposta. Uma simulação fiel ao que seria uma missão verdadeira em Marte.
Programação
Entre as estratégias para manter a sanidade dos voluntários em condições extremas, está uma programação diária de muito trabalho.
Eles terão que se revezar em tarefas de manutenção dos equipamentos, como na estação espacial internacional, fazer exercícios para manter a saúde em dia e cultivar uma plantação.
Durante o confinamento, os tripulantes também contarão com alguns momentos de alívio, como atividade em grupo, jogos, refeições e até a simulação de passeios com veículos para atravessar a superfície do planeta vermelho.
Fonte: TV Globo / Fantástico