Skip links

Vamos conhecer melhor o nosso Brasil?

Economia oscilante, políticos corruptos, desemprego crescente… É óbvio que vivemos num país que precisa melhorar em muitos aspectos, é verdade. Entretanto, convenhamos, a beleza do nosso gigante adormecido é imbatível. Brasileiro tem mania de endeusar viagens ao exterior, assim, muitas vezes se esquece das maravilhas que podem ser encontradas aqui mesmo. Tudo bem que a culpa em parte é dos alto custo nas viagens domésticas. Pensando na valorização do nosso ‘país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza’, listamos 20 lugares que você precisa conhecer assim que tiver oportunidade.

 

O primeiro de nossa lista é o Parque Nacional do Iguaçu

De acordo com a etimologia tupi-guarani, “Iguaçu” significa “água grande”, que é exatamente o que encontramos no local: muita água. Conhecido principalmente pelas quedas das Cataratas, o parque abriga uma grande biodiversidade. Para os apaixonados pela natureza, é possível fazer trilhas, macuco safari até as quedas das Cataratas do Iguaçu ou Rafting. O parque foi instituído, em 1986, Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO.

O Parque Ibirapuera é o segundo da nossa lista

Considerado pelo jornal britânico, The Guardian, um dos 10 melhores parques do mundo, este é um lugar imperdível para quem procura paz e contato com a natureza em uma cidade agitada e cinza como São Paulo. São aproximadamente 221 hectares que incluem pista de cooper, viveiro de plantas, praça da paz, oca, pavilhão da bienal de São Paulo e o tão conhecido lago, que conta com uma fonte que faz muito sucesso, principalmente quando decoradas com luzes que dão charme à paisagem.

Bonito não poderia ficar de fora da nossa lista

Cidade localizada no Mato Grosso do Sul, esconde um verdadeiro paraíso. A maioria das atividades são feitas somente por agências cadastradas, isso requer agendamento com antecedência, mas são tantas cachoeiras, lagoas, rios e diversas outras opções de lugares para conhecer, que fica complicado escolher por onde começar. A Gruta do lago azul faz muito sucesso, o lago cristalino de águas azuis é cercado por rochas calcárias. Com certeza essa cidade é imperdível por conter o que não podemos desfrutar todos os dias.

Rio Negro e Solimões

Em Manaus, por conta da diferença de densidade, temperatura e velocidade em que correm as águas dos dois rios, Rio Negro e Solimões correm lado a lado sem que um se misture com o outro. A visita ao ponto de encontro dos rios proporciona uma experiência única de admiração da natureza, com sorte ainda é possível contemplar o nado de alguns botos na região. A experiência é única.

Praia Joaquina

Ideal para quem gosta de esportes radicais, a praia localizada em Santa Catarina, é internacionalmente conhecida por conta dos campeonatos de surfe que já sediou. Suas ondas são grandes e longas, fato que pode tornar a visita mais emocionante ou mais perigosa. Mas a diversão não acaba por aí a praia é cercada por dunas que proporcionam passeios incríveis e muita emoção com o conhecido “surfe nas dunas”. Vale a pena se aventurar para conhecer.

Ouro Preto

Antiga Vila Rica, a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais pode ser considerada uma das cidades mais históricas do nosso país. Para os apaixonados por história, arte e arquitetura, é o local ideal para ver de perto as construções barrocas e entender um pouco mais o caminho que trilhamos do descobrimento até aqui. Berço da arte, local onde o Mestre Aleijadinho fez nascer verdadeiros tesouros artísticos, se a visita não garante mais a extração de minério, hoje a cidade nos presenteia com uma bagagem riquíssima em cultura e tradição.

 Pantanal
Se a procura for por biodiversidade, o Pantanal é o local ideal para se aventurar. No Brasil, ocupa 138.183 km² entre os Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Influenciadas pelos biomas Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica, a fauna e a flora são atrativos importantíssimos para a região. A riqueza na variedade de plantas e vida de animais selvagens, sendo que alguns estão ameaçados de extinção, encantam os visitantes que buscam uma experiência única.
Lençóis Maranhenses
Para aqueles que dispõem de muito fôlego e vontade de se aventurar em novas paisagens, os Lençóis Maranhenses, localizados no município de Barreirinhas, formam o lugar perfeito para conhecer. As dunas formadas por areias branquinhas, são cercadas por diversas lagoas cristalinas que encantam todo tipo de turista. A caminhada pelas dunas pode não ser completamente fácil, mas a chegada nas lagoas promete fazer valer a pena qualquer sacrifício. As visitas na reserva, por exemplo, precisam ser monitoradas por um guia.
Chapada Diamantina
Um roteiro de viagens que busque tranquilidade e aventura não pode deixar de passar pela Chapada Diamantina. Lugar com beleza indescritível, comporta mata atlântica, cerrado, grutas, cachoeiras maravilhosas, desfiladeiros, paredões, rios, são tantos lugares que fica difícil descrever por onde começar. Além disso, são várias opções de trilhas para todos os níveis de dificuldade, tornando a viagem muito mais acessível para todos.
Maragogi
Beleza, conforto e tranquilidade traduzem bem algumas das sensações que se pode encontrar nessa cidade localizada entre Maceió e Recife. Suas praias de águas esverdeadas, areias finas e coqueiros atraem a preferência dos turistas. Conta ainda com Galés, piscinas naturais que despertam a atenção de quem visita. Há quem diga que Maragogi é o Caribe brasileiro, afinal, é muita beleza para um único lugar.
Fernando de Noronha
O arquipélago Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas, sendo que somente a maior, que leva o mesmo nome, é habitada. As visitas nas demais são controladas e requerem a autorização do IBAMA. Mas visitar uma das ilhas mais famosas do país pode ser a realização de um sonho para muitos. As praias podem ser consideradas umas das mais bonitas do país. Ninguém em sã consciência perderia a oportunidade de visitar esse lugar.
Península Maraú
O arquipélago Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas, sendo que somente a maior, que leva o mesmo nome, é habitada. As visitas nas demais são controladas e requerem a autorização do IBAMA. Mas visitar uma das ilhas mais famosas do país pode ser a realização de um sonho para muitos. As praias podem ser consideradas umas das mais bonitas do país. Ninguém em sã consciência perderia a oportunidade de visitar esse lugar.
Gramado
Como nem só de praia vive o homem, Gramado atrai pela beleza de suas arquiteturas, pelo aconchegante clima romântico e principalmente pelo cenário lindo que forma a cidade. Um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Sul, a sede do Festival de cinema é o lugar ideal para quem busca cultura. Os museus e construções mantêm viva a história da colonização por alemães e italianos. Só mesmo a experiência explica melhor.
Pão de Açúcar
Mas é claro que não poderia faltar um dos lugares mais conhecidos da cidade maravilhosa. Quem já visitou o Pão de açúcar afirma que a emoção é garantida do começo ao fim. O passeio de bondinho garante a visibilidade perfeita da cidade, e, vamos combinar que beleza é o que não falta para contemplar no Rio de Janeiro.
Ruínas de São Miguel
As Ruínas de São Miguel, no município de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, é o que restou da redução jesuítica conhecida como Sete Povos das Missões. A estrutura é incrível, considerada como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial pela UNESCO, vale a pena a visita monitorada para aprender ainda mais sobre a história do nosso país e sobre os hábitos dos padres que vinham para catequizar nossos índios.
Jardim Botânico de Curitiba
Art – Noveau é um dos estilos arquitetônicos considerados mais bonitos e sofisticados, este é o estilo que originou a estufa do Jardim Botânico. Ela comporta plantas típicas da floresta atlântica brasileira. O jardim, em formatos geométricos, o museu e outros detalhes, fazem com que este seja o jardim botânico mais procurado.
Litoral Norte de São Paulo
Embora seja considerada a cidade de pedra, São Paulo possui um litoral muito bonito. Para quem vive ocupado, escapar para uma das praias por perto pode ser uma boa opção de viagem. As praias de Ilhabela são os destinos mais procurados, assim como as de São Sebastião, praia da Baleia, Toque toque, Ubatuba e muitas outras opções. Vale a pena conferir.
Salvador
Um dos lugares mais ricos em história e cultura no país, Salvador, de um modo geral mesmo, tem atrativos incríveis para os turistas. Desde as belezas naturais, até a arquitetura histórica inconfundível do pelourinho. Sem contar a importância cultural do elevador Lacerda. A Bahia abriga conteúdo de sobra para agradar todos os gostos e preferências.
Corcovado
Por último, para fechar com chave de ouro, um dos lugares mais imperdíveis para qualquer brasileiro é o Corcovado. Além da paisagem encantadora que se pode ver, a visita ao Cristo Redentor é fantástica, não é à toa que é um dos maiores cartões postais do país e é procurado por turistas do mundo inteiro. O Cristo Redentor, que já foi considerado uma das sete maravilhas do mundo, é o símbolo de que nosso país comporta belezas extraordinárias, que podem nos proporcionar experiências únicas na vida, então o Brasil segue de braços abertos para que possamos desfrutar de cada um desses pequenos paraísos.
 E aí? Já está programando suas férias?