
Várias capitais podem ter recorde de frio até domingo
Possíveis recordes de frio
Philipe Campos
Nesta semana o outono resolveu mostrar para o que veio, trazendo uma frente fria que avançou sobre o centro-sul do Brasil trazendo chuva e ar frio de origem polar. A temperatura baixou em toda Região Sul e nos próximos dias espera-se uma queda de temperatura acentuada também sobre o Mato Grosso do Sul e em várias áreas dos estados do Sudeste. Nesta Região, o excesso de nebulosidade e a chuva estão ajudando a baixar a temperatura,
O ar frio de origem polar continuará espalhado pelo centro-sul do Brasil nos próximos dias. Até a madrugada do domingo(14), Dia das Mães, há possibilidade de recorde de menor temperatura em 2023 em várias capitais brasileiras.
A madrugada do sábado, 13 de maio, Dia da Abolição da escravatura no Brasil, Porto Alegre e em Vitória poderá ter a madrugada mais fria do ano até agora,
Belo Horizonte poderá ter sucessivos recordes de baixa temperatura na sexta, sábado e domingo.
Para Curitiba e São Paulo, a maior chance de estabelecer um novo recorde de frio para 2003 será na madrugada do domingo.
Em Campo Grande, o novo recorde de frio deste ano é mais provável no sábado. Já para Cuiabá, a maior possibilidade de bater recorde é no domingo.
Amanhecer em São Joaquim, na Serra de Santa Catarina Foto: Mycchel Legnaghi São Joaquim Online.
Menores temperaturas em capitais em 2023 conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia (até 10 de maio)
-Porto Alegre: 10,4°C em 20 de Abril
-Florianópolis: 11.3°C em 20 de Abril
-Curitiba: 9.2°C em 21 de Abril.
-São Paulo: 12,3°C em 21 de Abril
-Rio de Janeiro; 15,0 °C em 21 de Abril
-Belo Horizonte: 16,4°C em 21 de Abril
-Vitória: 20,3°C, em 3 de maio
Frio abaixo de zero
No Sul do Brasil, houve formação de geada nos últimos dois dias em áreas da Serra Gaúcha e Catarinense. Na madrugada de quarta, 10 de maio, a temperatura chegou a 2,2°C negativos em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias, pela medição do Epagri-Ciram.
Temperaturas negativas foram registradas na madrugada desta quinta-feira(11) em áreas da serra catarinense e no sul do Paraná. Ainda há condições para geada e temperaturas próximas de zero nesta sexta-feira em áreas das serras gaúcha e catarinense.
Temperaturas previstas para um dos maiores estados do país, São Paulo
A capital paulista deve começou esta quinta-feira(10) com termômetros em torno de 16ºC e 18ºC, céu com muitas nuvens e chuviscos ocasionais, segundo o CGE. Somente no domingo, 14, não há previsão de chuva, de acordo com a Climatempo.
As previsões para os próximos dias são:
– Sexta-feira, 12: Entre 15ºC e 20ºC.
– Sábado, 13: Entre 14ºC e 21ºC.
– Domingo, 14: Entre 13ºC e 23ºC – sem previsão de chuva.
Se você mora em uma das regiões citadas acima já separa aquele “casaquinho” pra não passar frio e o guarda-chuva sempre na bolsa ou na mochila, que o outono chegou com tudo.
Fonte: Revista Exame
Clima Tempo