Skip links

Vila Velha: Prefeitura quer reabrir espaços culturais no município de Vila velha

Museu Homero Massena, a Casa de Cultura e o Teatro Municipal estão na lista para serem reabertos

Julia Vitoria

A baixa em apresentações de artistas locais em Vila Velha se dá ao fato de que todos os ambientes que poderiam esses eventos estão fechados para obras que parecem nunca ter fim, os grandes eventos da cidade sempre tem acontecido em locais particulares. Um dos ambientes culturais da cidade o Teatro Municipal será reformado e tem previsão de ser entregue ano que vem, a reforma deve custar bastante ao bolso do governo é uma das primeiras que o Executivo municipal está planejando celebrar.

O investimento na cidade será o maior da história segundo Paulo Renato Fonseca Junior, Secretário de Cultura  de Vila Velha ele fala que o município terá grandes investimentos e que isso virá da articulação da rede do prefeito,  gerando  mais empregos e oportunidades para quem não está tendo principalmente os jovens. Alguns pontos das obras deverão ser analisados, o Museu Homero Massena e a  Casa de Memória estão em reforma atualmente e a ordem de serviço do Teatro Municipal já foi assinada pelo governador do estado Renato Casagrande.

À data de abertura da Casa de Memória ainda será definida, a reforma está em andamento, mas o secretário adiantou que estão conversando com os fornecedores para entender o atraso e definir um prazo além de fazer algumas modificações no projeto, na Casa de Memória também está localizado o acervo do Instituto Geográfico de Vila Velha. Sobre o Museu Homero Massena o secretário preferiu não falar sobre, pois ainda precisam estudar melhor a situação real do ambiente.

À gestão anterior já cogitava em fazer a Casa de Memória uma espécie de point para a cultura, realizando pequenos eventos e alguns vernissage, além de encontros culturais o que movimentaria a economia da cidade. A ideia é montar junto com a Secretaria de educação um trabalho de turismo nas escolas, para que os alunos cresçam gostando do lugar onde moram.

Mas o desafio ainda pode ser grande em ano de pandemia o orçamento dedicado a cultura é pouco, Mas o secretário disse que isso não irá acontecer ele fala que podem criar políticas públicas para levantar os recursos necessários para os projetos acontecerem para gerar renda aos trabalhadores do esporte turismo e cultura.

A ideia da prefeitura é contar com suporte financeiro das empresas privadas para colocar os projetos mais robustos para funcionar ainda não sabem como será o processo, mas que terá a participação das empresas privadas. O secretário fala que nada será feito sem pesquisa, porém que isso ajudará a cidade e é algo que nunca foi feito. O secretário presente enviou as obras citadas para ajudar os artistas.