
Vitória inaugura Cerest
Marcelo Carvalho
No último dia 3 de abril, o município de Vitória (ES) inaugurou o Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador (Cerest Vitória). O Cerest tem atuação voltada para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde pública, como os agravos e doenças relacionadas ao trabalho.
O serviço contará com equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, técnico de segurança do trabalho, psicólogo e assistente social. O Cerest nasce e inicia oficialmente o seu funcionamento com o desafio de qualificar cada vez mais o atendimento e o serviço prestado à população trabalhadora de todos os setores da economia em nosso município. É essencial que continuemos trabalhando juntos com compromisso e dedicação para melhorar continuamente a saúde e o bem-estar da população trabalhadora de Vitória”, disse, emocionada, Roberta Poldi, coordenadora do Cerest Vitória.
O funcionamento será de segunda a sexta, das 7h às 17h, no térreo do Centro Municipal de Especialidades, localizado na Avenida Dário Lourenço de Souza, 120.
Cerest
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) é um ponto estratégico da Rede de Atenção à Saúde, voltado para o desenvolvimento de ações de vigilância e atenção à saúde do Trabalhador no âmbito de sua área de abrangência.
Assim, o Cerest Vitória nasce com a perspectiva de atuar como um suporte técnico para a Rede de Atenção à Saúde do município, contribuindo para a compreensão do trabalho como um importante determinante do processo saúde-doença e auxiliando na produção de linha de cuidado em saúde de trabalhadores e trabalhadoras que sejam acometidos por algum agravo ou adoecimento relacionado ao trabalho (suspeito ou confirmado).
Serviços
– Atendimento especializado (referenciado) em saúde do trabalhador e estabelecimento de relação de nexo causal entre o agravo ou doença e o trabalho e orientação de direitos previdenciários e trabalhistas;
– Matriciamento em saúde do trabalhador para a RAS: discussão de casos; realização de atendimentos compartilhados e contribuição na elaboração de projetos terapêuticos singulares;
– Ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho, identificando condições de riscos à saúde dos trabalhadores propondo a adoção de medidas e estratégias que sejam protetivas aos trabalhadores e preventivas;
– Inspeções em ambientes de trabalho a pedido do MP, do MPT e da VISA e Vigilância epidemiológica (Ex: investigação de surto);
– Atendimento de denúncias (156) sobre condições de riscos à saúde dos trabalhadores;
– Ações educativas e formativas na temática de saúde do trabalhador;
– Produção de informação em saúde do trabalhador, a partir do monitoramento dos casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho notificados no município;
– Produção de relatórios, notas e orientações técnicas, bem como elaboração de pareceres e análises que subsidiem as ações de promoção em saúde do trabalhador.
O que o Cerest não faz?
– atendimento de emergência;
– exames admissionais e demissionais;
– exames periódicos;
– exame de mudança de riscos ocupacionais;
– Laudos de insalubridade e periculosidade.
Como ser atendido pelo Cerest?
Por meio de encaminhamento, realizado pela Unidade de Saúde de referência do território onde reside o trabalhador, ou por Unidades de Prontos Atendimentos municipais, via Central de Regulação, quando houver suspeita ou confirmação de doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho.
Como realizar denúncias e solicitar ações de vigilância?
Por meio do telefone 156 ou pelo sistema de informação ao cidadão (156 on-line) no site https://www.vitoria.es.gov.br/prefeitura/156-online.
Para mais informações, o contato deve ser feito pelo telefone 3132-2113 ou por email: cerest.vitoria@vitoria.es.gov.br.