Marcelo Carvalho
Com o objetivo de garantir que a população de rua continue a ter acesso à alimentação e aos serviços da rede socioassistencial de Vitória, equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) estão atuando nos locais de maior concentração dessas pessoas para prestar orientações. A ação teve início na quarta-feira (13), com foco na Praça do Papa e na Pedra da Cebola, onde funcionava um projeto de distribuição de alimentos.
“Levamos muito a sério a questão do atendimento à população de rua, que é a mais vulnerável. Por isso já iniciamos essa abordagem mais específica, enfatizando a oferta de alimentos, banho e outros serviços, como o Centro de Referência para Atendimento das Pessoas em Situação de Rua (Centro-Pop)”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Schulz.
Serviços
“O atendimento à população em situação de rua na capital é permanente, não foi interrompido. Temos uma rede constituída de serviços, como a própria Abordagem Social, que atua diuturnamente, e equipamentos públicos como o Centro-Pop, os abrigos, os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), entre outros”, explica Cintya.
Plano de ação
A secretária acrescenta que, junto com a equipe técnica da Semas, está elaborando um plano de ação que possibilite o uso otimizado dos recursos públicos e garanta a oferta de alimentação, higienização, encaminhamentos para serviços de saúde e de emissão de documentos, entre outros, conforme a necessidade dessas pessoas.
Sobre o projeto de distribuição de alimentos, a secretária informa que o contrato firmado na gestão anterior definia o encerramento no último dia 9, sem previsão de aditamento ou de recursos para sua continuidade.
“Se continuássemos com o projeto, não teríamos respaldo legal. Estamos trabalhando com toda agilidade possível para definirmos nosso plano de ação, que será submetido a todos os trâmites legais”, explicou.
O trabalho das equipes de Abordagem Social junto aos assistidos do projeto continuará ao longo desta semana.
Deixe seu comentário