Skip links

Você sabe o que é patriotismo?

Andie Carolina

Amor ao território, amor ao passado histórico, amor à identidade cultural, amor ao patrimônio material e imaterial. Esse é o sentimento que define os indivíduos que abraçam o patriotismo.

Uma pessoa patriota, sente no fundo do seu coração, que tem um compromisso de defender, preservar e valorizar a história do país onde nasceu. Aos olhos do patriota, não há nada mais valioso do que os símbolos e os heróis que representam a sua nação. E geralmente, trata-se de uma postura genuína, de pessoas que realmente se identificam com a própria nação.

Verdadeiros patriotas

Portanto, fica evidente que o verdadeiro patriota é aquele que de fato veste a camisa do país, e, se possível, tenta fazer uma diferença positiva na sociedade, sobretudo para aquela parcela da sociedade que também se autodeclara patriota, todos munidos da sensação de pertencimento. O sentimento de pertencimento, aliás, fica explicito até no significado da palavra. Para quem não sabe, a palavra Pátria, vem do latim Pater, que poderia ser traduzido como “pai” ou “paternidade”. E qual patriota não se sente um pai ou filho da nação, não é mesmo?

Mas nem tudo são flores, e infelizmente, há aquela parcela da população que confunde patriotismo com nacionalismo. Enquanto o patriotismo defende as heranças culturais, o nacionalismo está muito mais ligado aos ideais políticos. Esse termo, que surgiu durante a Revolução Francesa, foi inclusive descrito como um caminho para esquecermos do amor ao próximo, como se fosse uma filosofia de vida que nos autoriza a desprezar pessoas e causas que não seguem as nossas opiniões políticas. Nacionalismo, então, é o amor ao Estado e não ao país, como muitos acreditam.

Além de sofrer deste problema que distorce o verdadeiro significado do patriotismo, assumindo em nome do suposto amor à pátria, uma conduta repleta de preconceitos, no Brasil, por outro lado, também existem aquelas pessoas que declaradamente não sentem nenhum tipo de patriotismo pelo país e preferem, em seu dia a dia, valorizar muito mais a cultura de outros lugares, sobretudo a americana, tão enraizada em nossa própria cultura.

Usamos palavras em inglês durante os diálogos do nosso dia a dia, um dos passeios preferidos é aquele que fazemos em redes de fast foods orginalmente americanas, gastamos uma pequena “fortuna” em produtos importados, a ida ao cinema quase sempre é para assistir um filme americano, e a simples ideia de prestigiar o cinema nacional, parece uma piada, entre outros.

Salve 7 de setembro

Dia 07 de setembro é (ou deveria ser) um dos feriados mais importantes para os brasileiros. Afinal, foi neste dia, em 1822, que o país se tornou independente. Para os patriotas, é um grande momento de celebração. É um dia esperado para sair às ruas e acompanhar os desfiles realizados pelo exército brasileiro e também pelos membros das Forças Armadas, assim como os desfiles de bandas ou da Esquadrilha da Fumaça, conhecida por realizar exibições acrobáticas com aviões.

 Para os nacionalistas, no entanto, é mais uma data para suas já conhecidas badernas endeusando algum político ou partido político. E para aqueles que ignoram totalmente o amor ao país, é só um feriado qualquer, um dia para se livrar do trabalho e maratonar alguma série americana na televisão…

Andie Carolina é graduada em Publicidade e Propaganda. E, apaixonada por música, séries, televisão e cinema. Instagram: @AndieCarolinaP