Você sabia? WhatsApp agora tem função com carrinho de compra; confira


Função para realizar pagamentos através da plataforma ainda não está disponível

Thais Paim

O WhatsApp anunciou um novo recurso que despertou a curiosidade de vários usuários: o ‘Carrinho de Compras’.  Com o foco no comércio digital, a intenção é que ele represente um complemento a atual função do ‘Catálogo’. 

Segundo informações do aplicativo, será possível que os usuários efetuem a compra de diversos itens enviando apenas uma mensagem ao vendedor, que vai facilitar o diálogo para ambas as partes. O anuncio foi feito nesta terça-feira (08). 

Apesar de ter como foco principal a troca de mensagens, o WhatsApp é cada dia mais usado comercialmente pelos usuários. E é justamente por esse motivo que a atualização também tem como objetivo popularizar o uso do mensageiro como um local digital de compra e vendas. 

Somente no fim de outubro, foram enviadas cerca de 175 milhões de mensagens por dia para contas comerciais, um crescimento significativo, levando em consideração os números de julho, que mal chegavam a 50 milhões.

A tendência é que novas facilidades comerciais cheguem ao WhatsApp, como a possibilidade de efetuar pagamentos diretamente pelo aplicativo. Recentemente houve uma tentativa de implementar a função no país, mas acabou sendo suspensa para análise. 

Tudo indica que a função de pagamento pode retornar em breve com a popularização da nova forma de pagamento do Banco Central, o Pix. Além disso, as recentes atualizações indicam o interesse do Facebook em expandir ainda mais o WhatsApp e suas funções no campo comercial. 

Aprenda como usar essa função

Quando você entrar em contato com uma conta do WhatsApp Business, é só clicar no ícone de loja para conseguir ter acesso ao catálogo disponível.  O símbolo fica localizado no topo da tela nas conversas com empresas que usem a versão Business do aplicativo.

Com o catálogo disponível, é só escolher um produto e clicar na opção “Adicionar ao carrinho”. Se você tiver a intenção de adicionar outros produtos ao carrinho, toque em “Continuar comprando”. 

Após fazer as suas escolhas e decidir concluir a compra, basta tocar no círculo com uma seta, semelhante ao botão para enviar mensagens.

Quando esse botão for pressionado o pedido será enviado à loja e ficará aguardando que o pagamento seja realizado. A informação fica registrada na conversa, para que tanto o vendedor quanto o consumidor tenham acesso. O WhatsApp informou que “um pedido não é finalizado até o vendedor confirmar o pagamento” .

Fonte: Tecmundo