Cultura nordestina e desenvolvimento sustentável na medida certa
Marcelo Carvalho
O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação e com apoio da Secretaria da Cultura, está promovendo o Arraiá da Sustentabilidade nas Escolas.
A ação acontece durante toda esta semana, na rede estadual de ensino, com o objetivo de integrar a cultura nordestina e o desenvolvimento sustentável com as atividades pedagógicas. O encerramento será nesta sexta-feira (21), com os festejos que marcarão o final do primeiro semestre letivo.
Educação Sustentável
Na manhã de hoje, (21), Colégio Estadual de Tempo Integral Dom Paulo Lopes de Faria (CETIDPLF), localizado em Itapé (BA), promoveu a culminância do projeto com a participação de estudantes, professores e integrantes da comunidade local.
O coordenador Pedagógico Sandro Lyra (d) ao lado dos alunos do CETIDPLF.
De acordo com o coordenador Pedagógico da unidade, Sandro Lyra, as atividades desenvolvidas no Dom Paulo foram realizadas pensando na sensibilização dos participantes, tanto estudantes, professores, funcionários e da sociedade civil. “Muito gratificante ver nas pessoas a atenção nas salas de aula e nos corredores do colégio”, revela.
.
A gestora do CETIDPLF, Valdinah Silva falando à plateia sobre sustentabilidade.
Segundo Lyra, os estudantes dentro do tema Sustentabilidade: o que posso fazer? Trabalharam com a sensibilização com vídeos e rodas de conversas, exposição de artesanato, amostra de trabalhos de Iniciação Científica , 14 ao todo, músicas, dança, apresentação teatral, e pinturas espontâneas direcionadas ao Meio Ambiente. “Além do Varal Solidário que foi bem utilizado, na lógica de que se não usamos mais, doa, repassa para ser útil a outro”, explica.
O estudante Ygor Sena: “momento diferenciado”.
A diretora da unidade, Valdinah Silva também avaliou o evento de forma positiva. “Foi uma iniciativa excelente da Secretaria da Educação… um momento diferenciado, produtivo e significativo”, declarou, finalizando “parabéns aos pares envolvidos: comunidade escolar e a equipe do Colégio Dom Paulo”.
O estudante da 3ª série do Ensino Médio, Ygor Sena, é um dos entusiasmados com a iniciativa. O jovem, que é ouvidor do CETIDPLF, participou da apresentação de dança e definiu o Arraiá da Sustentabilidade como um novo tipo de ensinamento cultural e beneficente. “É um estimulo a mais para que os estudantes permaneçam na escola”, define.
Fotos: Marcelo Carvalho e Karliane Lima.