Skip links

Vem chegando então o Zorro

zorro

Produzida por Walt Disney, a série Zorro estrelada pelo ator Guy Williams é uma daquelas atrações que agradam a diferentes públicos e fazem sucesso até hoje. O personagem foi criado em 1919 pelo escritor norte americano Johnston McCulley. A história se passa em meados do século XIX, durante a era do domínio mexicano na Califórnia, entre 1821 e 1846.

Zorro estreou em 10 de outubro de 1957, no Canal ABC (maior emissora de televisão do mundo). Foram produzidos 78 episódios mais quatro episódios de uma hora cada, que foram ao ar entre 30 de outubro de 1960 a 02 de abril de 1961. O fim da série ocorreu em 02 de junho de 1959. Os episódios eram em preto e branco e a colorização só ocorreu em 1992.

Enredo

Don Diego De La Veja é um jovem membro da aristocracia californiana que passa um longo período estudando na Europa. Ao retornar decide defender os fracos e oprimidos empunhando uma espada. A verdadeira identidade o herói esconde sobre uma mascara negra. O nome Zorro, em espanhol raposa, é dado pela população, pois sua agilidade e sagacidade fazem lembrar o animal.

zorro 03 - blog - 522 x 299
Bastidores do seriado Foto: divulgação

Guy Williams

É quase impossível pensar em Zorro e não se lembrar de Armando Joseph Catalano, ou melhor, Guy Williams. O ator era nova iorquino, filho de imigrantes italianos e iniciou sua carreira como modelo fotográfico. O nome artístico foi dado por seu agente Henry Wilson, que também cuidava da carreira do também ator Rock Hudson. O fato ocorreu após um diretor de elenco se recusar a recebê-lo por não ter interesse em contratar atores latinos.

A grande guinada na carreira de Williams ocorreu quando decidiu disputar o papel para a série Zorro dos Estúdios Disney. Sua contratação ocorreu graças à intervenção do diretor da atração Norman Foster. Em virtude do programa, Williams se tornou um astro e resolveu seus problemas financeiros, pois receba salário e mais 2,5% dos lucros.

Mesmo com o fim do programa, Walt Disney manteve Williams contrato por dois anos, pois pretendia retomar a série. Nesse período, o ator fez aparições públicas vestindo a indumentária do personagem, em eventos na Disneylândia, para manter a imagem do Zorro viva.

Para os saudosos há um alento: é possível adquirir a série em DVD. Também é possível assistir aos episódios pela Rede Brasil.