Skip links

Festas juninas prometem agitar Belo Horizonte ao longo de junho

A festança começa no próximo sábado (3) e vai até o dia 30 gratuitamente

Philipe Campos

Clique para ovir a notícia.

O tradicional Arraial de Belo Horizonte promete agitar a cidade culturalmente e economicamente durante todo o mês de junho. Serão dez espaços em diferentes regiões da cidade com entradas gratuitas com apresentações artísticas, contação de histórias, brincadeira e por último, mas não menos importante, muita comida típica.

Os Arraiais serão realizados nos centros culturais em toda Belo Horizonte, são eles:

·         Arraiá Curturá do Vila Marçola (3 de junho, sábado, das 14h às 22h, no Centro Cultural Vila Marçola – R. Mangabeira da Serra, 320 – Marçola. Evento gratuito e aberto ao público.)

O “Arraiá Curturá do Vila Marçola” fortalece o resgate do “Arraial da Serra”, que se unem para realizar três ações conjuntas: as atividades formativas “Oficina de customização de trajes típicos juninos”, às 15h, e “Memórias culinárias juninas”, às 16h, além da apresentação da “Quadrilha Arraial da Serra”, às 17h.

A programação conta, ainda, com a oficina “Brinquedos e Brincadeiras”, às 14h, voltada ao público infantil; e com a “Barraca DuBeco Ballroom”, que celebra a comunidade LGBTQIA+ entre 18h e 22h.

Foto Daniel Iglesias Acervo Belotur

·         Arraiá do Centro Cultural Padre Eustáquio (3 de junho, sábado, das 9h às 22h, no Centro Cultural Padre Eustáquio – R. Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio. Evento gratuito e aberto ao público.)

O “Arraial do Centro Cultural Padre Eustáquio” recebe uma programação gratuita com barraquinhas de comidas típicas e brincadeiras juninas para toda a família.

As atividades começam com uma aula coletiva de forró, entre 9h e 13h. Das 15h às 15h30, é a vez da apresentação da “Quadrilha Junina Arraial Dú Tadeu”. Fechando a programação, serão apresentados, entre 16h e 22h, os shows do “38º Encontro de Forrozeiros de BH”, projeto do grupo Forró Luar do Sertão.

.

·         Quinta no Raul – Arraial do Raul (15 de junho, quinta-feira, às 20h no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado – R. Jauá, 80 – Alípio de Melo. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados online, pelo Sympla.)

Às 20h, o projeto especial do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe a Quadrilha Junina Bela Flor. Às 21h, se apresenta o grupo Furo de Taboca.

·         Arraial do Centro Cultural São Bernardo: Café com Lorota Junino (16 de junho, sexta-feira, a partir das 14h30 no Centro Cultural São Bernardo (R. Edna Quintel, 320 – São Bernardo. Evento gratuito e aberto ao público.)

O “Arraial do Centro Cultural São Bernardo: Café com Lorota Junino” conta com uma mesa de café compartilhada e três atrações artísticas durante a tarde.

O evento começa às 14h30, com o violeiro Nicanor, que apresenta sua moda de viola; às 15h15, o grupo de patrimônio cultural Rosas do São Bernardo apresenta músicas, danças e boa prosa; às 16h, a “Quadrilha Junina Arraial Dú Tadeu” volta a mostrar sua dança em um encontro com a comunidade do bairro São Bernardo.

·         Festa Junina do Usina de Cultura (23 de junho, sexta-feira, às 18h no Centro Cultural Usina de Cultura (R. Dom Cabral, 765 – Ipiranga. Evento gratuito e aberto ao público)

“Festa Junina do Usina de Cultura” conta com mostra de artesanato e comidas típicas, pescaria e quadrilha organizada pela comunidade. O espaço recebe o show da banda Suvaco Xerôso, que apresenta xotes e músicas de forró variadas de cantores como Gonzaga e Dominguinhos.

·         Arraial do Centro Cultural São Geraldo (24 de junho, sábado, a partir das 17h no Centro Cultural São Geraldo – R. Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo. Evento gratuito e aberto ao público.)

A banda Suvaco Xerôso também abre a programação às 17h. Após o show, às 20h, o evento recebe a apresentação da tradicional “Quadrilha São Gererê”, formada em 1979 por moradores do bairro da Região Leste e focada nos elementos originários da celebração junina.

·         Arraial do Centro Cultural Venda Nova (24 de junho, sábado, das 13h às 19h no Centro Cultural Venda Nova – R. José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários. Evento gratuito e aberto ao público.)

O “Arraial do Centro Cultural Venda Nova inclui apresentações de duas quadrilhas da cidade: a “Quadrilha Traços de União”, às 14h30; e a “Quadrilha Forró de Minas”, às 16h.

·         Aniversário de 15 anos do Centro Cultural Lindeia Regina (24 de junho, sábado, das 14h30 às 22h no Centro Cultural Lindeia Regina (R. Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina. Evento gratuito e aberto ao público)

A programação se desdobra das 14h30 às 22h, incluindo sarau literário, teatro de bonecos, atividades circenses e a exibição de um documentário comemorativo sobre os 15 anos da unidade.

·         Arraial do Urucuia (25 de junho, domingo, das 15h às 20h no Centro Cultural Urucuia – R. W-3, 500 – Pongelupe. Evento gratuito e aberto ao público.)

O “Arraial do Urucuia”, que acontece das 15h às 20h, integra a programação de aniversário do Centro Cultural Urucuia, com show da cantora, compositora e triangulista Marina Flor, às 17h.

·         Arraial do Mercadinho (30 de junho, sexta-feira, a partir das 14h no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira – R. Formiga, 140 – Lagoinha. Evento gratuito e aberto ao público.)

·         A programação traz shows do grupo Sons da Lagoinha e da dupla Henrique Octávio e Eduardo, cujo trabalho resgata origens da música sertaneja e protagoniza a viola caipira.

Por Philipe Campos

Fontes: Globo Minas Gerais