Skip links

Aluguel de temporada exige cuidados

Saulo Santos

Primeiramente, levante a mão quem nunca teve alguma dor de cabeça ao alugar um imóvel de temporada. Essa ação corriqueira pode gerar tantos transtornos, que geram até desanimo a muitos dos interessados.

Em outras palavras, são tantas as surpresas desagradáveis que podem surgir após essa decisão que podem por em risco a qualidade das férias ou de um sonhado feriadão. No entanto, tenha calma pois existem diversas formas de realizar essa ação sem gerar dores de cabeça, proporcionando uma experiência tranquila e satisfatória.

Segundo especialistas, uma das maneiras mais seguras de alugar um imóvel de temporada é por meio de plataformas especializadas na locação por temporada, como Airbnb, Booking.com ou HomeAway. Essas empresas possuem sistemas de avaliação e garantias para ambas as partes envolvidas na transação, o que proporciona mais segurança e confiabilidade no processo.

Entretanto, ao escolher a plataforma, é essencial verificar as avaliações e comentários de outros usuários sobre o imóvel e o anfitrião. Dessa forma, é possível conhecer a reputação do local e evitar possíveis surpresas desnecessárias.

Sendo assim, a empresária Grace Oliveira alerta que é necessário estar atento pois há muitas pessoas mal intencionadas, que se aproveitam da falta de experiências de clientes que desejam contratar um imóvel de temporada. “Eles são extremamente criativos quando o quesito é enrolar e prejudicar os desavisados”, aconselha.

Proprietária do “Cantinho da Kelly”, localizado em Praia Grande (SP), a empreendedora conta que no início fazia a transações através das redes sociais, como Facebook e Instagram, mas percebeu que atraia muitos falsos interessados, que buscavam apenas formas de ludibriar mais pessoas.

“Eles aproveitavam a visita para fotografar e fazer vídeos do local e usavam esse material para criar perfis falsos na rede”, lamenta Kelly, que passou a fazer suas transações através de plataformas especializadas.

Dicas para não ter problemas após fechar o contrato

Nesse interim, seguem algumas dicas simples, para evitar problemas e garantir que o período de descanso seja realmente aproveitado. Vamos a elas:

Primeiramente, se estiver negociando com um corretor de imóveis, verifique se este possui o número de registro no Conselho Nacional de Corretores de Imóveis (CRECI). Se for tratar diretamente com o proprietário, é importante fazer uma pesquisa nos dados pessoais para saber se não há algum processo em desfavor do locador.

Não tenha preguiça de pesquisar. Busque referências com amigos ou nos comentários da internet de outros clientes que já se hospedaram no local. Trate de checar algumas características do imóvel e regras de uso indicadas na oferta.

Se o imóvel é parte de um condomínio com piscina e outras opções de lazer, pergunte se você pode utilizá-las. Alguns condomínios só permitem o uso pelo dono do apartamento, e alguns proprietários omitem essa informação na hora de alugar o imóvel para temporada.

Contudo, se não tem condições de visitar o imóvel antes de fechar o negócio, verifique se as fotos do mesmo são recentes. Faça uma busca para ter certeza que as fotos não são de outros imóveis anunciados na internet e tome cuidado com fotos antigas.

Analise a localização e os arredores. Jogue o endereço do local no Google Maps ou alguma ferramenta parecida, e veja a distância do local até os pontos que você irá visitar. Procure saber como são as condições de acesso ao imóvel, a infraestrutura – se há supermercados, comércios, farmácias próximas – e as condições de segurança da região.

Assim que chegar, faça uma inspeção junto ao proprietário ou representante para verificar se tudo está de acordo com o designado no contrato. Caso haja algum dano, faça uma anotação e se possível fotografe para que não tenha que pagar indenização.

Como alguns imóveis ficam fechados por muito tempo, lembre-se de testar as torneiras, descargas, chuveiros, luzes e eletrodomésticos para ver se estão funcionando.

Mesmo que o aluguel para temporada seja um período curto, é importante elaborar um contrato detalhando as datas de entrada e saída, o valor, a forma de pagamento, local de retirada e entrega das chaves, etc. No caso de um contato direto com o proprietário, guarde também os e-mails trocados na negociação.

O pagamento do aluguel de um imóvel para temporada é livremente combinado entre proprietário e locatário. Em geral, é pedida uma entrada no ato da contratação e a outra metade na entrega das chaves.

Todavia, se informe sobre a multa por desistência e as possíveis taxas – de limpeza, por exemplo – para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Alguns proprietários também solicitam um cheque caução como garantia de bens, como móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. O cheque é devolvido ao locatário na saída, após a verificação de que o local está em ordem.