Skip links

Concurso público para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e para o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais é autorizado pelo Governo Federal

Ao todo serão ofertadas 160 vagas.

Philipe Campos

Nesta sexta-feira (14), o Governo Federal anunciou que está autorizado o concurso público para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e para o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), que têm sede em São José dos Campos em São Paulo. Ao todo serão 160 vagas, 132 para o Inpe e outras 28 para Cemadem com vagas para cargos de pesquisador, tecnologista e analista de ciência e tecnologia.

De acordo com o Diário Oficial da União publicado na última quinta-feira (13) por meio da portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre as 17 unidades de pesquisa com concurso autorizado, o Inpe irá ofertar 132 vagas, sendo endo 49 para o cargo de tecnologista, 44 para pesquisador e 39 para analista de ciência e tecnologia.

O Cemaden irá disponibilizar apenas 17 vagas para tecnologista, 7 para o cargo de pesquisador e outras 4 para a função de analista em ciência e tecnologia.

A portaria também estabelece que cada unidade de pesquisa seja responsável por seu próprio concurso, ou seja, o Inpe e o Cemaden tratarão de promover essas provas individualmente.

De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o quadro do Inpe é o menor em oito anos. De 2014 a 2022, houve uma queda de 28%, bastante expressiva para o órgão.

A última vez que a unidade de pesquisa registrou mais admissões do que saídas foi em 2014, ano do último concurso para o Instituto. Na época, foram contratados 68 servidores, sendo 54 tecnologistas e 14 pesquisadores, por isso a necessidade desse concurso para complementar o quadro defasado é de extrema importância.

O órgão ainda não anunciou data para inscrição e nem o edital oficial do calendário do concurso.

Fonte: TV Globo Vale do Paraíba e Região