Skip links

Inclusão: Bahia abre inscrições para Centro de Referência Paraolímpico

Jovens com deficiência podem se inscrever nas modalidades de atletismo, futebol e bocha.

Philipe Campos

A partir desta sexta-feira (14), estão abertas as inscrições para novas turmas do Centro de Referência Paralímpico da Bahia. As vagas são para turmas exclusivas para crianças e jovens com deficiente, nas idades de 7 a 17 anos.

As inscrições são gratuitas, e os jovens poderão realizar o treinamento nas modalidades paralímpicas como atletismo (corrida, saltos, arremessos e lançamentos), futebol para deficientes visuais e bocha para cadeirantes.

A ação é uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que tem como objetivo apoiar e inclusão as práticas esportivas a crianças e jovens com deficiência. As aulas já devem começar no próximo mês de agosto com turmas no turno da tarde.

As aulas aconteceram no Centro de Referência Paralímpico da Bahia, localizado na Unijorge, campus Paralela.

Os interessados devem entrar em contato através do e-mail: centroparalimpicobahia@gmail.com

Documentos necessários para inscrição são: Nome completo, RG, CPF, Laudo médico para PCD com o CID, Comprovante de matrícula escolar e Nome, CPF e telefone do responsável.

Com 10 medalhas em um único dia, Brasil assume a vice-liderança do Mundial de atletismo de Paris

O Brasil teve, nesta na última quarta-feira (12), o dia mais vitorioso até agora no Mundial de atletismo paralímpico, que acontece em Paris, na França, e se encerra na próxima segunda-feira, 17. Foram 10 medalhas no total, sendo cinco ouros, três pratas e dois bronzes.

Com esse desempenho, o país assumiu a vice-liderança do quadro geral de medalhas da competição, com 20 pódios no total, sendo sete ouros, cinco pratas e oito bronzes. Os brasileiros estão somente atrás da China, com 20 no total – 10 ouros, seis pratas e quatro bronzes.

O Brasil está representado por 54 atletas de 19 Estados e 11 atletas-guia na competição. O Mundial de atletismo de Paris é o primeiro da modalidade após os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e acontece no Estádio Charlety. O local tem capacidade para 20 mil pessoas e pertence ao clube de futebol Paris FC, da segunda divisão francesa.

Dos cinco pódios dourados do Brasil no dia, dois foram da paulista Beth Gomes, uma pela manhã e outro à noite, em Paris. Logo na sua primeira prova no Mundial, bateu o recorde mundial e conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso pela classe F53 (que compete em cadeiras), com a marca de 7,75m. O recorde anterior, de 7,16m, também era da brasileira.

Fontes: TV Globo Bahia / Comitê Paralímpico Brasileiro