Skip links

Inteligência Artificial: Robô personal stylist é mais uma promessa da tecnologia IA

ChatGPT viraliza no TikTok com mais de 6 milhões de visualizações.

Philipe Campos

O que parece é que esse ChatGPT está dando o que falar. Desta vez a IA vem sendo usada para consultoria de imagem, viraliza no TikTok e agências especializadas em moda criam plataforma para atender de varejistas a pessoas comuns.

O termo “fashion ChatGPT” já atingiu a marca de mais de 6 milhões de visualizações no TikTok e parece que o futuro chega cada vez mais cedo, quando as pessoas simplesmente perguntam ao robô da OpenAI o que vestir e em seguida ele mostra os visuais inspirados com base nas respostas.

Um exemplo ao usar o ChatGPT quando um homem pergunta o que usar em uma roda de samba, o robô simplesmente sugere roupas como bermuda, camiseta polo e chapéu estilo brasileiro como chapéus de palha, fedora ou de aba larga. Mas algo acontece com usuários em comum, em todas as respostas, o robô reforçou que o mais importante é se sentir confortável, confiante e pronto para aproveitar a festa.

Aplicativos que vão além do texto da IA

Aplicativos como o YesPlz e Lewk já estão no mercado, e foram treinados por especialistas para fornecer imagens, deixando a experiência mais dinâmica e interativa.

A plataforma promete ainda filtrar opções do comércio online que atendam à demanda, a partir de dados fornecidos sobre a peça. Características como silhueta do corpo, tipo do tecido e cor da roupa contribuem para resultados mais precisos.

O que dizem consultores de moda

De acordo com a consultora de imagem Gabriela Ganem “a consultoria de estilo não é tangível para todo mundo. É muito cara, porque é um trabalho personalizado, custoso. A inteligência artificial pode ser uma alternativa para dar mais conhecimento a quem não tem acesso. Não acredito que um robô tenha a precisão necessária para chamá-lo de consultor. A consultoria é personalizada. De humano para humano,” explicou a consultora.

Ainda de acordo com ela, nenhum robô é capaz de cumprir a função de um especialista de carne e osso. Muito do trabalho do personal stylist é decifrar coisas que o cliente não enxergou ou não consegue enxergar nele mesmo. Se a pessoa é quem direciona as sugestões das plataformas, com certeza terá muita zona cinzenta.

Mas para Olívia Merquior, fundadora da primeira semana de moda imersiva do Brasil, o pensamento é outro. Ela afirma que embora caminhem em direções diferentes, a inteligência artificial não é inimiga da moda ou da criatividade, pelo contrário, cada vez mais estilistas incluem softwares no processo criativo.

Já para quem deseja uma consultoria mais individualizada, ela recomenda que recorra aos seres humanos, mas faz uma ponderação: “grande parte dos profissionais trabalha apenas replicando padrões.”

O casamento entre a Inteligência artificial e a moda ainda vai render bastante, mas será que vai dar certo? Só saberemos com o decorrer do tempo.

E você como monta seus looks, conta pra gente!

Fonte: Globo Pop e Arte