Skip links

Ciclone causa destruição no litoral de São Paulo

Apagão e paralisação de travessia de balsas também foram registrados.

Philipe Campos

Na madrugada desta quinta-feira (13), rajadas de vento provocadas por um ciclone causou bastante estragos em vários pontos do litoral de São Paulo. Foram registrados apagões em casas e comércios em Bertioga e a travessia de balsas entre Santos e Guarujá e o canal de navegação do Porto de Santos também foram paralisados.

A Defesa Civil de Guarujá informou que os ventos alcançaram 83.8 km/h, às 03h25. A Capitania dos Portos também informou que em virtude das condições meteorológicas, com ventos acima de 40 nós e altura de onda de 0,80m, o Porto de Santos foi fechado na condição de impraticabilidade às 9h05.

Estragos

No bairro Jardim Las Palmas e em Vicente de Carvalho foram registrados a queda de três árvores. A ventania afetou a estrutura da quermesse no bairro Perequê. Algumas tendas que estavam montadas na orla da praia foram destruídas e até mesmo um banheiro químico foi avariado.

A travessia de balsas Santos-Guarujá ficou paralisada das 3h20 às 4h20. Por volta das 6h, o transporte voltou a operar normalmente. Na travessia entre Guarujá e Bertioga, os serviços foram interrompidos também por causa da ventania e da força da maré. Por volta das 8h20, também foi paralisada a travessia de lanchas entre Santos e Vicente de Carvalho.

Em Santos uma árvore caiu. Foram registrados queda de energia e parte do alambrado da ciclovia próxima a estátua do trabalhador também caiu.

Em Mongaguá, uma fachada de um mercado despencou devido aos fortes ventos.

Em Praia Grande houve queda de algumas árvores e as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) já estão nas ruas tomando as devidas providências.

Já em São Vicente, a Secretaria de Defesa e Organização Social informou que não foi acionada para nenhuma ocorrência por conta dos fortes ventos.

Previsão para os próximos dias

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um novo alerta aos moradores da faixa litorânea do estado e reforçou a orientação para que as pessoas evitem se aproximar das praias, entrar no mar e navegar.

A previsão é que, na tarde e noite desta quinta-feira (13), os reflexos do fenômeno sejam ainda mais notados por conta do temporal, rajadas de vento de até 90 km/h e ressaca. A temperatura de acordo com o ClimaTempo para os próximos dias, pode ter mínima de 12ºC com sensação térmica ainda menor devido à umidade.

Na sexta-feira (14), uma massa de ar frio começa a atuar no Sul, com previsão de geada em vários pontos e temperaturas próximas a zero nas serras gaúcha e catarinense e é esperado um ganho de força da atuação do fenômeno no litoral de São Paulo

no sábado (15), os ventos que passam pela costa do litoral de São Paulo chegam ao Rio de Janeiro com menor intensidade.

Fontes: ClimaTempo / TV Globo Santos e Região