Skip links

Novo normal: OMS emite alerta para temperaturas altas no Hemisfério Norte

Ondas intensas de calor estão sendo registradas em várias partes do mundo.

Philipe Campos

Na manhã desta terça-feira (18), a Organização Meteorológica Mundial emitiu um alerta para as temperaturas extremamente altas que afetam o Hemisfério Norte desde a semana passada, e disse que esse é o “novo normal” do mundo. O principal motivo desse fato está ocorrendo com clima, é a forma como o planeta vem sendo aquecido por conta das mudanças climáticas.

De acordo com a agência especializada da ONU, a América do Norte, a Ásia, o Norte da África e o Mediterrâneo vão fazer calor acima dos 40º durante toda esta semana, podendo se estender até agosto.

Na última segunda-feira (17), as ondas de calor também bateram recordes em mais de 20 cidades americanas, com termômetros passando dos 41ºC. Na Europa, várias cidades também têm registrado recordes de calor; a previsão é que a ilha italiana de Sardenha tenha a temperatura mais alta do continente, com 46°C.

Perigo das altas temperaturas

Em lugares em que a população está acostumada com temperaturas mais baixas o corpo humano pode sentir bastante com essas mudanças, aumentando até as chances de ataques cardíacos e mortes.

Os incêndios que também podem ser provocados pelas fortes ondas de calor, também são uma preocupação dos Estados Unidos e da Europa.

Ondas de calor em várias partes do mundo

Visitante é afetada pelo calor no topo da colina da Acrópole, durante uma onda de calor em Atenas, na Grécia — Foto Louiza Vrad – Reuters

Algumas regiões da China, Pequim por exemplo, vem sofrendo há várias semanas com calor intenso e chuvas fortes. De acordo com a agência meteorológica, o Japão pode alcançar temperaturas entre 38ºC a 39º, um novo recorde para o país.

No Vale da Morte, na Califórnia, um dos lugares mais quentes da Terra, também pode alcançar novos picos com temperatura de até 54°C.

O Sul da Itália pode registrar temperaturas levemente superiores a 38°C na Sardenha, Sicília, Calábria e Apúlia, com máximas de 40°C ou mais.

Em Roma, a temperatura pode subir a 40°C na segunda-feira (17) e alcançar entre 42°C e 43°C na terça-feira (18), superando o recorde de 40,5°C de agosto de 2007.

A meteorologia prevê temperaturas de entre 40°C e 41°C em Atenas, na Grécia, mas com sensação térmica que o corpo sente é consideravelmente maior no topo da Acrópole, onde fica o Partenon.

Espanha, leste da França, Alemanha e até a Polônia, que é um dos países mais gelados do mundo enfrentam ondas de calor intenso.

O que causa estas ondas de calor?

Períodos de calor intenso ocorrem dentro dos padrões climáticos naturais, mas globalmente eles estão se tornando mais frequentes, mais intensos e duradouros devido ao aquecimento global.

O clima extremo resultante do aquecimento climático está infelizmente se tornando o novo normal, alerta a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Fontes: Globo Mundo / Bom Dia Brasil