Skip links

Programa para proteger passageiros e bagagens em aeroportos é lançado pelo Governo Federal

Projeto prevê monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras, novos equipamentos de raio-x e scanners corporais.

Philipe Campos

Na última quarta-feira (21), o Governo Federal lançou o programa Aeroportos+Seguros, com objetivo de aumentar a segurança de passageiros e bagagens nos principais aeroportos de todo país.

Quais ações são previstas pelo Programa

O programa será instituído em três fases, divididas em seis, oito e 12 meses. Entre as ações do programa também estão previstas a instalação de mais câmeras, mais iluminação no check-in e nas áreas de bagagens; biometria para identificação de passageiros e funcionários; monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras; novos equipamentos de raio-x, scanners corporais e detectores de líquidos e explosivos.

Brasileiras vítimas de golpe das malas trocadas comemoram soltura na Alemanha. Foto: Arquivo pessoal

A Polícia Federal também fará parte do Programa

As Polícias Federais ficaram responsáveis pela supervisão das inspeções de segurança em passageiros, bagagens e cargas; verificação da idoneidade das pessoas que trabalham em áreas restritas; fiscalização do cumprimento de normas de segurança por parte das companhias aéreas e coordenação de ações conjuntas com outros órgãos governamentais, como a Receita Federal e a Agência Nacional de Aviação.

Em abril, brasileiras tiveram etiquetas trocas em São Paulo

O caso ocorreu em abril, e duas brasileiras ficaram presas na Alemanha por vários dias. De acordo com o Ministro Flávio Dino, a iniciativa tem como proposta prevenir esse tipo de caso, além de coibir organizações criminosas que utilizam os aeroportos brasileiros para cometer delitos.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, também comentou o caso. “É fundamental aumentar a segurança nos nossos aeroportos. Mesmo quando concedidos, a responsabilidade é de todos. O Governo Federal está fazendo a sua parte nesta soma de esforços para evitar situações como o lamentável episódio da troca de malas que envolveu duas brasileiras, ocorrido recentemente”, destacou.

As brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paolini, que estavam presas na Alemanha, retornaram ao Brasil no dia 14 de abril. Foram libertadas no dia 11, depois que o Ministério Público alemão, de posse do inquérito da Polícia Federal (PF) e de vídeos que comprovam que as etiquetas das malas foram trocadas no aeroporto, autorizou a soltura do casal. A operação da Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos prendeu sete suspeitos de participar do esquema.

De acordo com a defesa das brasileiras, elas pretendem entrar com ação de reparação de danos, mas ainda não sabem informar se contra a empresa aérea ou contra o terminal de Guarulhos. “A prioridade era soltar as meninas. Os advogados, agora, estão avaliando toda a situação para ingressar com a ação indenizatória”.

Fonte: CNN Brasil / Governo Federal