Skip links

Alunos da rede municipal de ensino de Itabuna são beneficiados com serviços auditivos gratuitos

Ações provém saúde e prevenção de doenças auditivas, no nariz, garganta, laringe e pescoço.

Philipe Campos

Na manhã desta quarta-feira (2), a Prefeitura de Itabuna divulgou mais um projeto chamado “Quem ouve bem aprende melhor” que tem como objetivo melhorar a saúde e a qualidade de vida dos da Rede Municipal de Ensino, que reflete diretamente no processo de aprendizagem.

A prefeitura está realizando este projeto com ação conjunta das secretarias municipais de Saúde e Educação e com a parceria do Centro Especializado em Saúde Auditiva de Itabuna (CESAI).

O projeto que integra o Programa Saúde na Escola (PSE), contempla 13 ações desenvolvidas nas escolas e essa ação da Saúde é mais uma que chega para complementar. Em sua introdução o projeto, atualmente em todas as áreas é dado grande enfoque na prevenção. Sabendo que há uma grande incidência de crianças com deficiência auditiva na rede escolar a detecção o mais cedo possível deste tipo de alteração é fundamental para minimizar suas possíveis sequelas.

Como funciona o programa

O Centro Especializado em Saúde Auditiva de Itabuna (CESAI), é responsável pela triagem dos alunos com idade acima dos 7 anos. Depois, são encaminhados ao otorrinolaringologista, profissional médico especializado no diagnóstico e tratamento, clínico e cirúrgico, das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.

Passam também pelo procedimento de audiometria que tem como objetivo detectar qualquer necessidade de uma consulta especializada com um otorrinolaringologista. Até agora, foram identificados 12 alunos com perda auditiva, realizadas 2.274 audiometrias e emissões otoacústicas, 2.019 avaliações diagnósticas em pelo menos 30 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Escolas que já recebem ações desde o ano passado

Nos últimos dias, quatro escolas municipais já receberam a visita dos profissionais do CESAI: Pedro Lemos e Plínio de Almeida, no Lomanto, Instituto Municipal Teosópolis, no Conceição, e Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, centro. No momento a audiometria está sendo realizada na Escola Teresa Cristina Ribeiro Estrela, no Loteamento Paraíso, Bairro Parque Boa Vista.

O gerente-técnico Pedagógico da Educação para Saúde Escolar e do Programa Saúde na Escola (PSE), Manassés Oliveira destaca que é o próprio atendente que encaminha as crianças para as consultas e nos casos ela precise de um aparelho auditivo eles também providenciam. O coordenador também destaca que as ações foram firmadas desde o ano passado onde, os profissionais de saúde vão às escolas da Rede Municipal de Ensino para a prática de atendimento nutricional, atualização do calendário vacinal, saúde bucal e ambiental, doenças negligenciadas, saúde auditiva, saúde ocular dentre outras. Também há palestras educativas para os alunos, pais e professores, num processo de inclusão de atividades.

Fonte: Prefeitura de Itabuna