
Belo Horizonte amplia a vacinação contra a gripe
Doses já podem ser aplicadas em centros de saúde, postos extras e drogarias parceiras.
Philipe Campos
A partir desta quarta-feira (17), Belo Horizonte ampliará a vacinação contra a gripe para a população em geral, com idade a partir dos 6 meses de vida.
As doses serão aplicadas nos 152 centros de saúde da capital, em quatro postos extras e em 35 farmácias das redes Pacheco, Araújo, Droga Clara e Extra Popular.
A vacinação de crianças de 6 meses a 12 anos será feita exclusivamente nos centros de saúde.
Quem pode se vacinar nas farmácias:
- Pessoas com mais de 13 anos;
- Idosos a partir de 60 anos;
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- Pessoas imunossuprimidas;
- Trabalhadores da área de saúde;
- Pessoas com comorbidades;
- Professores;
- Agentes das forças de segurança, das forças armadas e de salvamento;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional.
-
- Foto Adão de Souza Prefeitura de Belo Horizonte
Para os adultos, além das 34 drogarias e dos 152 centros de saúde, a vacinação ocorre em quatro postos extras. Os endereços são:
· Faculdade UNA (Centro-Sul) – Funcionamento das 8h às 16h, Rua dos Aimorés, 1.451 no bairro de Lourdes;
· Faculdade Universo (Nordeste) – Funcionamento de Terça e sexta-feira das 8hs às 12h. Segunda, quarta e quinta-feira das 8h às 17h na Rua Paru, 762, bairro Nova Floresta;
· Centro Universitário UNI-BH (Oeste) – Funcionamento das 9h às 16h na Rua Líbero Leone, 259, bairro Buritis;
· Faculdade Anhanguera (Venda Nova) – Funcionamento das 9h às 18h na Rua Padre Pedro Pinto, número 1.315, bairro Venda Nova.
Os trabalhadores da saúde podem receber a vacina nos próprios locais de trabalho. Os acamados devem fazer o cadastro. Já a vacinação dos residentes de instituições de longa permanência (ILPI) será realizada pelas equipes dos Centros de Saúde. Os professores dos ensinos básico e superior, incluindo creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, das redes pública e privada também já podem receber a vacina contra a gripe. Para a aplicação da dose será necessária a apresentação de documento que comprove a vinculação ativa como professor.
A vacinação contra Gripe tem como objetivo reduzir e evitar as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A vacina contra a Gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina Bivalente da Covid-19.
Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina. As puérperas devem apresentar documento como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros. Os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde.
A campanha começou no dia 3 de abril e vai até 31 de maio.
Fontes: Globo Minas
Prefeitura de Belo Horizonte
Ministério da Saúde