Skip links

Elevadores: como manter seu funcionamento perfeito

Andie Carolina

Clique aqui para ouvir esta notícia.

Se você é síndico de um prédio, já sabe que manter o elevador funcionando perfeitamente é uma das partes mais importantes do seu trabalho. Os elevadores residenciais podem ser uma solução perfeita para os moradores, seja para não ter o trabalho de carregar as compras, seja para os moradores idosos, seja para aumentar a acessibilidade do seu condomínio residencial, possibilitando o uso de cadeiras de rodas para moradores e visitantes com deficiência, seja para papais e mamães que necessitem usar carrinhos de bebê.

Um elevador aumenta sua independência e aumenta sua mobilidade, promovendo uma melhor qualidade de vida a cada dia. Além disso, usar um elevador ao invés de escadas pode reduzir o cansaço, a dor e a tensão no corpo.

Para isso, reunimos 4 dicas infalíveis para te ajudar na tarefa de manutenção do elevador do seu condomínio. Ler e colocar em prática as dicas abaixo ajudará você a manter seu trabalho sempre em dia.

Vamos as dicas

  • Manter um cronograma regular de manutenção do elevador

Você deve estar sempre de olho no cronograma de manutenção. Qual foi a última vez que as peças foram trocadas, tiveram algum tipo de ajuste ou foram calibradas e lubrificadas. Olhar sempre esse cronograma pode funcionar como um fator preventivo. Lembrando que os elevadores devem ser examinados a cada 6 meses. A manutenção preventiva inclui a substituição de peças desgastadas ou danificadas, a reposição de níveis de líquido e a realização de quaisquer ajustes adicionais em relação ao seu uso.

  • Evitar o uso de produtos de limpeza industriais.

Os mecanismos internos de um elevador são suscetíveis à corrosão se entrarem em contato com uma substância inesperada. Então, comprar aquele produto que parece potente, pode não ser a melhor saída.  Quase todos os limpadores industriais causam níveis variáveis de corrosão dependendo do quão forte são. É aconselhável evitar completamente o uso de tal produto de limpeza em um elevador, a menos que o produto seja verificado por um órgão reconhecido ou pela empresa fabricante do elevador.

  • Mantenha um registro de qualquer problema no elevador

Manter o registro e revisão de quantas vezes um elevador apresenta problemas mecânicos ou de uso, e a frequência e peso que ele suporta é uma maneira útil de começar a diagnosticar qualquer problema. Levando em consideração qualquer padrão recorrente, como problemas que ocorrem durante o horário de pico de uso, sons que podem ser ouvidos durante horários específicos do dia ou sob certas cargas de peso, podem significar reparações preventivas antes que um problema muito maior ocorra.

  • Manter-se em dia com os regulamentos

As regras, regulamentos e legislação do elevador estão constantemente mudando para garantir o bem-estar do público e para melhorar o trabalho de síndicos, gerentes e mecânicos de elevadores. Embora as diretrizes possam ser rigorosas, elas são essenciais para que os responsáveis pelos elevadores mantenham sistemas estáveis em todo o mundo. Por isso, é sempre bom estar sempre atualizado com respeito aos regulamentos não apenas do seu condomínio quanto das empresas e estado no qual atua como síndico. A maneira mais fácil de minimizar as chances de ferimentos é ter uma curta sessão de educação, junto com a instalação de cartazes ou sinais de possíveis perigos, seja dentro ou perto de um elevador.

Esperamos que essas dicas te ajude a ter o melhor desempenho dentro da sua função, oferecendo um serviço de excelência a todos que precisam fazer uso dos elevadores no dia a dia! Bom trabalho!

Andie Carolina é graduada em Publicidade e Propaganda. E, apaixonada por música, séries, televisão e cinema. Instagram: @AndieCarolinaP