Skip links

Facebook Gaming vai encerrar aplicativo para celular e agradeceu aos seus usuários e jogadores da plataforma

William Gama

O Facebook divulgou na última terça-feira (30), que um de seus aplicativos que foi criado para smartphones e tabletes deixara de exercer as suas funções operacionais e sairá de circulação. O app “Facebook Gaming” irá operar até o dia 28 de outubro de 2022, quando irá definitivamente deixar o app.

Atualmente, ele é disponível para iOS e Androide, onde a plataforma passará a ser acessada em outro meio, em que ainda não foi decidido e nem divulgado pelos administradores do jogo.  A princípio, ela vai poder ser acessada  junto ao Facebook. 

Game Over

De acordo com a rede social, que faz parte da empresa Meta, esse aplicativo permite que seus usuários assistam e joguem videogames simultaneamente, interagindo com os demais jogadores. Os gerenciadores mencionaram que essa modalidade de interação deve continuar acessível através do aplicativo principal da rede social.

“Queremos estender nossos sinceros agradecimentos a todos vocês por tudo que fizeram para construir uma comunidade próspera para fãs e jogadores desde o lançamento do aplicativo”, mencionou a equipe do Facebook Gaming, em entrevista para uma comunidade de app, conforme divulgado a equipe de reportagem do portal Ne10. 

O comunicado ainda divulgou que a equipe procura novos recursos de games para o Facebook, para que possa proporcionar mais entretenimento e bem-estar ao lazer das pessoas que apreciam esse tipo de diversão.

Mudanças na plataforma

A rede social ainda enfatizou que irá buscar novas demandas de tecnologias para que atinjam o seu principal objetivo de conectar os jogadores e demais criadores de conteúdo, proporcionando mais interação entre fãs de games e simpatizantes do assunto.  Para isso, seus dirigentes afirmam que necessitam criar mudanças e que necessitam partir justamente dos jogos que são oferecidos pela plataforma. 

Essas mudanças que foram anunciadas pelo Facebook Gaming, não influenciará o seu aplicativo principal, o Facebook. Ele irá continuar funcionando normalmente. A princípio, inclusive, os gamers poderão acessar a plataforma de seus jogos preferidos através do Facebook.

O Facebook Gaming foi criado há mais de dois anos, durante a pandemia do novo coronavírus. A plataforma foi criada para atender a uma demanda de gamers que passaram a procurar plataforma de jogos pela internet. Esse fator se deve ao distanciamento social adotado, para evitar que as pessoas saíssem de casa e fossem contaminadas pelo vírus da covid-19.

Quando a plataforma de fogos foi criada, o Facebook Gaming cresceu rapidamente ao ponto de ameaçar seu concorrente mais antigo nesse ramo, o Twitch. Mas, com o decorrer dos dias, o projeto acabou não vingando como era previsto no início do projeto elaborado por seus criadores.

Uma pesquisa realizada no mercado Streamlabs, pela empresa, em 2022 ela atingiu apenas (7,9 %) na participação de mercado em quantidade de horas assistidas. Ela ficou atrás da Twitch (76,7%) e do You Tube (15,4%). Quando o Facebook Gaming foi criado, o projeto tinha o principal interesse de concorrer com os principais concorrentes do setor. Infelizmente, o serviço foi sofrendo quedas significativas, ao ponto de seus gerenciadores encerrar o aplicativo. 

Fonte: Portal NE10

William Gama é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Mestrando em História (UNICAP). Gosta de produzir matérias de diferentes nichos em Mídias e Redes Sociais. Instagram: williamgama.J