Skip links

O mundo dos quadrinhos perde John Romita Jr

O lendário quadrinista criou personagens marcantes como Wolverine, Mary Jane e o Rei do Crime.

Philipe Campos

Na última terça-feira (13), através de uma mensagem publicada no twitter, um dos filhos de John Romita Jr., confirmou a morte do pai, o lendário desenhista da Marvel aos 93 anos por causas naturais.

A mensagem de John Romita Jr que também é desenhista como o pai dizia assim: “É com o apertado que anuncio que meu pai morreu pacificamente enquanto dormia. Ele é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra seguir seus passos. Ele foi o maior homem que já conheci”.

Legado e trajetória de John

John Romita Sr. estudou na Manhattan School of Industrial Art, em 1947, e começou seu trabalho como desenhista aos 19 anos, ele é um dos criadores de personagens marcantes para centenas de gerações como Wolverine, Mary Jane Watson e o Rei do Crime.

Por uma década e meia, ele trabalhou entre as empresas que viriam a se tornar a Marvel e a DC (a Timely Comics e a National Comics). Em 1966, o desenhista iniciou uma jornada de cinco anos trabalhando ao lado de Stan Lee nas primeiras edições dos quadrinhos do “Homem-Aranha”.

Ao longo de mais de duas décadas, John atuou como diretor de arte da Marvel. Em 1996, anunciou sua “semi-aposentadoria”, embora tenha seguido atuante em vários projetos em estúdio.

Ele era conhecido como um titã do mundo dos quadrinhos, e a notícia de sua morte atraiu reações de figuras como o cineasta James Gunn, que dirigiu adaptações para o cinema da série “Guardiões da Galáxia” da Marvel. “Lamento saber que o grande artista de quadrinhos John Romita Sr. morreu aos 93 anos. Meu irmão e eu escrevemos para o Sr. Romita quando éramos crianças e enviamos a ele desenhos de super-heróis nos quais estávamos trabalhando. Ele nos escreveu de volta, contando o que gostou nos desenhos! Uma experiência verdadeiramente memorável em minha vida, fazendo-me sentir como se a magia dos quadrinhos, que parecia tão sobrenatural, não estivesse tão longe. Meus pensamentos e condolências estão com sua família e entes queridos”, escreveu James.

Fontes: CNN Brasil / Diário de Pernambuco / TV Globo