Skip links

Revitalização do Cine Rio Branco em Varginha deve começar em julho

Prédio faz parte do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Philipe Campos

Fechado há mais de 20 anos, o Cine Rio Branco, localizado em Varginha, o edifício foi fechado em 1998 e tombado pelo Conselho Curador do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais em 1999. Desde então permanece fechado. A boa notícia é que os mineiros já podem começar a comemorar, porque após a autorização do IPHEA nesta sexta-feira (23), as obras de revitalização do espaço devem começar em julho.

A construção do imóvel se deu entre 1954 e 1956. O cinema tinha mais de 1 mil lugares, tela de projeção de 9 metros x 18 metros de comprimento.

O processo de revitalização

De acordo com a prefeitura, a obra deve acontecer por etapas. Nesta primeira etapa deverá ser contemplada a troca das telhas de cobertura que estão bastante danificadas. A revitalização da estrutura de madeira também será revitalizada e a instalação de novas telhas, desta vez metálicas termoacústicas e venezianas em PVC devem ser instaladas.

O novo telhado, além de acabar com os problemas de infiltração e permeabilidade, oferecerá melhor conforto térmico e acústico dentro da edificação. E tornará possível a execução das etapas seguintes, que será a revitalização interna do edifício.

O projeto

Para que o projeto de revitalização comece a ser executado, um minucioso mapeamento de toda a área externa da edificação foi realizado, com uso de drones, técnica bastante moderna que realiza o levantamento aerofotogramétrico e ainda capta uma rede de pontos em nuvem.

Patrimônio Histórico, Cultural e Artística de Minas Gerais

O edifício do Cine Rio Branco projetado por José Braga Jordão, foi construído entre os anos 1954 e 1956.

O tombamento do edifício do Cine Rio Branco foi aprovado pelo Conselho Curador do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG – em reunião do dia 11 de agosto de 1999. O tombamento foi homologado em 15 de setembro de 2000, sendo então determinada a inscrição no Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes; no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e no Livro de Tombo n.° IV, do tombo das Artes Aplicadas.


Com tipologia arquitetônica modernista, o edifício do Cine Rio Branco – Projeto de autoria de José Braga Jordão – foi construído entre os anos 1954 /1956 sob a responsabilidade dos engenheiros Maurício Ferreira de Barros e Mildo Rugani. Os dois níveis do edifício, apresenta em seu primeiro andar o foyer, onde se encontravam a bilheteria, chapelaria, bomboniere e a plateia que contava com 1000 lugares e tela de projeção de 162 metros; o segundo pavimento possuía um mezanino, varanda externa, balcão com 400 poltronas, cabine de projeção e escritórios.

Fontes: Globo Sul de Minas / IEPHA Minas Gerais