Skip links

Conheça algumas curiosidades sobre a série Sandman

Andie Carolina

No dia 05 de agosto de 2022, estreou na Netflix a série Sandman. Escrita por Neil Gaiman, a produção é baseada em quadrinhos criados em 1980 para a DC Comics e conta a história de Morpheus, que luta para corrigir os erros cósmicos e humanos que cometeu ao longo de sua vida. O Rei dos Sonhos, interpretado por Tom Sturrigde, é mostrado como uma figura histórica e lendária, enquanto se dá a conhecer todos os lugares e pessoas afetadas por suas ações.

Sandman chegou à plataforma de streaming sem grandes publicidades e sem fazer muito barulho, no entanto, graças ao enredo recheado de ficção e contemporaneidade, caiu nas graças do público e se tornou uma das produções mais assistidas e comentadas atualmente.

Os perpétuos Sandman e sua irmã Morte. Foto: divulgação

Pensando nisso, reunimos neste artigo algumas curiosidades sobre a história, elenco e a produção. Confira:

  • Quase não sai do papel: segundo Neil Gaiman revelou em entrevistas, a ideia de adaptar Sandman para os cinemas, televisão e outros meios surgiu na década de 90, no entanto, nenhuma dessas tentativas foram bem-sucedidas. O autor, inclusive, causou polêmica ao revelar durante a sua passagem pela Comic-Con de 2007, que preferia não ver mais Sandman em lugar nenhum, se para isso, tivesse que assistir um filme ruim adaptando a história.
  • Série fugiu da DC: ao contrário do que se possa pensar, a série produzida para a Netflix não se passa no mesmo universo que a história em quadrinhos, no caso a DC. E novamente segundo o autor, isso também uma boa explicação: embora tenha começado sua história dentro do universo DC, Sandman acabou por criar uma estética e um lugar único e que a ideia por trás da série, é justamente desobrigar o público a ter que ler diversas histórias ou assistir outros filmes para entender o contexto.
  • Visual real: quando você assistir a série, pode perceber que o visual de alguns personagens não lhe serão totalmente estranhos. Como é o caso de Soho e Morte, que foram inspirados nada mais e nada menos do que em Robert Smith, sim, o lendário vocalista da banda The Cure e o personagem Lúcifer teve sua imagem inspirada em David Bowie, quando jovem.
  • Episódio com spoilers: todos fanáticos por filmes e séries com certeza tem nos spoilers um desgosto em comum. Afinal, ninguém gosta de descobrir o que vai acontecer no episódio seguinte da sua produção favorita antes da hora, não é? Mas quem assistir ao primeiro episódio de Sandman, já terá uma ideia do que acontecerá em todo o restante da temporada, como por exemplo, as importantes aparições de Martin Tembones e Mervyn Pumpkinhead, além das conexões com William Shakespeare e Geoffrey Chancer.
  • Não-Binário: um dos assuntos que tem ganhado a mídia nos últimos anos, são as pessoas que se identificam como não-binárias. Celebridades como Sam Smith e Demi Lovato vieram a público com essa nova identidade de gênero. E Sandman inova mais uma vez trazendo um personagem não-binário. Trata-se de Desejo, interpretado por Mason Alexander Parker.
  • John Constantine: uma das maiores diferenças entre a série e os quadrinhos, é a ausência do personagem Constantine, que originalmente, tem uma grande interação com o protagonista. Segundo o autor de Sandman, a ideia era integrar John ao elenco da série, porém, isso se tornou inviável devido ao fato de que J.J Abrahams está produzindo uma série focada no personagem e restringiu o uso de sua imagem em outros conteúdos.

Com 10 episódios e mais 1 de bônus, a primeira temporada de Sandman ficou no Top 10 de diversos países durante todo o mês de agosto e chegou a alcançar a primeira posição entre as produções mais assistidas no Brasil.

Andie Carolina é graduada em Publicidade e Propaganda. E, apaixonada por música, séries, televisão e cinema. Instagram: @AndieCarolinaP