Skip links

Laringe eletrônica: Pacientes com câncer que perderam cordas vocais voltam a falar

O equipamento foi entregue pela primeira vez pelo SUS, em hospital da Capital Mineira.

Philipe Campos

Com uma ajudinha da tecnologia, pessoas que perderam a laringe e as cordas vocais na luta contra o câncer e pescoço já podem voltar a falar através da ajuda de um aparelho, a laringe eletrônica.

Por meio da laringe eletrônica, a recuperação já é possível. O pequeno aparelho portátil, com baterias recarregáveis, emite ondas sonoras contínuas ao encostar no pescoço e, a partir do movimento dos músculos, reproduz a voz eletronicamente. Oito pacientes do Hospital Alberto Cavalcanti (HAC) em Belo Horizonte, Minas Gerais já foram beneficiados com aparelhos, entregues pela primeira vez pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O HAC é da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e referência em oncologia. No primeiro semestre de 2023, foram feitos mais de mil atendimentos oncológicos, sendo 250 de câncer de laringe.

De acordo com a diretora assistencial do Complexo Hospitalar de Especialidades da Fhemig, Cláudia Fernanda, “a laringe eletrônica permite a comunicação desses pacientes. O retorno da voz, ainda que seja eletrônica, é uma reintegração social, reintegração de vida mesmo. Cada aparelho custa cerca de R$ 2,2 mil. É um investimento relativamente pequeno aos olhos do Sus” explicou.

Como se prevenir

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que a cada ano são registrados cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. Somente para este ano estão previstos quase oito mil novos casos de câncer de laringe no país.

O tabaco e o álcool estão entre as principais causas da doença. Quem fuma aumenta em dez vezes as chances de desenvolver a enfermidade e, quando também há ingestão de bebidas alcoólicas, a possibilidade de incidência sobe 43 vezes.

Nos casos mais avançados da doença é realizado um procedimento cirúrgico chamado laringectomia, que consiste na extração da laringe e das pregas vocais, o que faz com que a pessoa perca a capacidade de falar.

Fontes: TV Globo Minas Gerais / INCA