Skip links

Mini Biblioteca móvel leva literatura a crianças de Minas Gerais

Uma pequena ideia de um jovem escritor ajuda a transformar a vida de centenas de crianças através da leitura.

Philipe Campos

Um jovem artista circense e escritor, Guilherme Teixeira, sabendo que a leitura pode ser uma importante ferramenta de transformação, decidiu criar uma Mini Biblioteca Móvel, onde conta com 120 exemplares e um acervo de mais de mil livros infantis que ganhou em uma doação.

Desde 2021, o Guilherme circula pela cidade do Sul de Minas, compartilhando experiências, trocando e distribuindo livros. Neste ano, o projeto também tem visitado escolas da cidade para levar livros e histórias às crianças desde bem cedo.

“Quando a minibiblioteca ficou pronta, eu a levei para as praças e para os parquinhos da cidade. Minha intenção não era formar muito público. Era eu chegar, montar a biblioteca e se a criança tiver o interesse de vir me procurar, eu contava a história e ela ganhava um livro. É como uma troca, enquanto eu contava a história, conhecia um pouco sobre a criança e, ao final, escolhia um livro de acordo com o que ela gostava.”, contou o escritor.

Guilherme Teixeira lendo para crianças. Fotos: Júlia Reis G1

Como surgiu a ideia de criar uma Minibiblioteca

Guilherme conta que desde muito novo teve muitas dificuldades em lidar com bibliotecas e viu nas crianças a oportunidade de enfrentar o mesmo que ela havia passado. Assim começou a surgiu uma pequena ideia que transformaria a vida de centenas de crianças no futuro: a versão mini, uma caixa mágica, prática, com 120 exemplares de obras diversas e muito conhecimento.

A ideia também teve a ajuda de alguns amigos de Poços de Caldas para que pudesse de fato ficar pronta. O amigo Ricardo Mucciaroni foi o responsável pela construção e a amiga Carine Michelucci ficou responsável pela linda ilustração.

Guilherme também conta que quando teve a ideia de fazer a Minibiblioteca “queria que fosse uma biblioteca bem pequena mesmo para caber no carro e poder trazer. Foram uns cinco meses de produção. O resultado ficou tão bom que a minibiblioteca faz sucesso por onde passa. Atualmente, além de Poços, outras cidades do Sul de Minas também se interessaram pelo projeto e pela ideia, como o caso de Pouso Alegre e Machado”. Explicou.

Minibiblioteca no futuro

A Mini Biblioteca Móvel mostra que é possível despertar o interesse das crianças pela leitura e pela biblioteca, mesmo em um mundo cada vez mais digital. Projetos como esse destacam a importância de promover espaços de leitura acessíveis e estimulantes para as crianças.

Ainda neste ano Guilherme deve passar por diversas escolas municipais da cidade para apresentar o projeto às crianças. O público dele tem sido os alunos da educação infantil que possuem entre 3 e 5 anos.

Quanto às expectativas, o escritor fala sobre a vontade de retornar o projeto aos parques públicos ainda neste ano de 2023. Um dos principais objetivos dele é continuar levando até as crianças a ideia de se cadastrarem nas bibliotecas de Poços de Caldas e retirarem os próprios livros.

Fonte: Globo Sul de Minas