Skip links

A maior metrópole da América Latina completa 470 anos

Marcelo Carvalho

Mais poderosa do Brasil, tanto politicamente como economicamente, São Paulo é uma metrópole que esbanja comércio e indústria. Além de ter uma importância enorme na história do país, e ser um grande polo de diversas culturas.

Além disso, a cidade é a quinta mais populosa do planeta. Sua região metropolitana tem cerca de 21 milhões de habitantes.

Enquanto, a capital paulistana também possui um caráter cosmopolita. Dado que, em 2016, possuía moradores nativos de 196 países diferentes. Regiões ao redor da Grande São Paulo também são metrópoles, como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Além de outras cidades próximas, que compreendem aglomerações urbanas em processo de conturbação como, por exemplo, Sorocaba e Jundiaí. 

Algumas informações interessantes

Esse complexo de metrópoles — o chamado Complexo Metropolitano Expandido — chegava a 33 milhões de habitantes em 2017 (cerca de 75% da população do estado e 12% da população do país) formando a primeira megalópole do hemisfério sul, responsável pela produção de 80% do PIB paulista e de quase 30% do PIB brasileiro. 

Fundada em 1554 por padres jesuítas, São Paulo é mundialmente conhecida. E, exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político.

Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a Parada do Orgulho LGBT.   

O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do Colégio São Paulo foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus.

A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio jesuíta por doze padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. 

Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha por finalidade a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de “Serra de Paranapiacaba”.

  

Turismo 

Fazer turismo em São Paulo é se deparar com uma imensidão de pontos históricos e culturais que enriquecem. Além de várias opções de muita diversão nas cidades que ficam nos arredores. 

Não é atoa que o estado é um dos terceiro mais visitado pelos turistas. Um lugar de diversas alternativas para passear, correr, caminhar, pedalar e até fazer um piquenique.

O Parque do Ibirapuera é a principal atração onde o turista terá muito contato com a natureza e com todo o verde que São Paulo resguarda. 

Para quem gosta de história, a réplica da caravela que trouxe Pedro Álvares Cabral até ao Brasil está na Lagoa do Taquaral, sendo visitada por milhares de campineiros e turistas.

Agora se você gosta de história, A réplica da caravela que trouxe Pedro Álvares Cabral até ao Brasil está na Lagoa do Taquaral e é visitada por milhares de campineiros e turistas. Com pista de caminhada e uma longa ciclovia, a Lagoa do Taquaral é perfeita para a prática de esportes.

   

Gastronomia 

Quando o assunto é gastronomia a grande São Paulo tem os melhores profissionais. A culinária paulista é uma das mais variadas do Brasil. Além dos próprios pratos típicos, a culinária local também abraça costumes de outras culturas, tanto brasileiras quanto internacionais.

O estado tem excelentes restaurantes, com chefs renomados e pratos irresistíveis! Uma verdadeira viagem gastronômica pelo Brasil e pelo mundo! 

A base da culinária paulista carrega a história do início do povoamento do Estado, marcado pelo encontro de culturas indígenas e europeias, além dos colonizadores portugueses. 

Mas com o decorrer dos anos, pratos de outras regiões do Brasil foram incorporados ao cardápio paulistano. E mesmo sendo de outra localidade, são comuns no dia a dia. 

Uma das delícias que conhecemos hoje foi criada na cozinha paulista, a maravilhosa coxinha. Não existem registros da origem da iguaria, mas alguns relatos afirmam que ela surgiu em Limeira, no interior de São Paulo. 

E quando a imperatriz Tereza Cristina visitou a cidade, se apaixonou pelo salgado, pedindo aos seus cozinheiros que reproduzissem a receita. 

Além dessa fama, a coxinha foi usada como refeição para funcionários de fábricas paulistanas, por isso o prato tornou-se tão popular.

O quitute é tão querido, que existem blogs especializado no assunto, ranking da melhor coxinha e até filas intermináveis para saborear coxinhas em restaurantes que ganharam fama. Entre as mais pedidas estão a com pimenta e outros temperos.  

Acolhimento e aprendizado

A empreendedora Kelly Oliveira é do Rio de Janeiro, mas reside em São Paulo há pouco mais de 20 anos. Ela define a metrópole como acolhedora, “por aqui temos pessoas do mundo inteiro”, explica a có-fundadora do Cantinho da Kelly.

Sobre os pontos positivos da cidade, a empresária destaca como pontos positivos de São Paulo, as oportunidades, a infraestrutura, a diversidade cultural e gastronomia que é diversa.

Entretanto, nem tudo são flores na maior cidade da América do Sul. Segundo ela, o trânsito é um dos pontos negativos da metrópole. “É caótico e pode endoidar qualquer um”, lamenta, acrescentando a lista de fragilidades, o barulho e a pouca vegetação. “Os prédios e edifícios tomam conta de tudo, precisamos de mais vegetação e ruas arborizadas”, finaliza.