Skip links

Os perigos que rondam a web

Saulo Santos

Em muitas oportunidades, uma aliada fantástica que pode nos tirar de grandes enrascadas. Porém, em várias situações pode se tornar um perigo real e imediato. Sim, amigos leitores e leitoras. Estamos nos referindo a web ou como costumamos falar, internet!

Praticamente, onipresente nos dias atuais, esse serviço teve início com a Arpanet, uma rede de troca de informações que havia sido desenvolvida para conectar instalações de pesquisas e militares com o Pentágono, nos Estados Unidos, na década de 1960. O crescimento dessa rede permitiu que seu uso se estendesse para fins privados e comerciais.

Em terras brasileiras, a internet chegou somente no final da década de 1980, mais especificamente, no ano de 1988, por meio de uma conexão entre um computador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a rede da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Mas, só se tornou pública e comercial entre 1994 e 1995. Nos dias atuais, de acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), cerca de 90% das residências brasileiras têm acesso à internet.

Atualmente, se transformou no maior meio de comunicação utilizado no planeta, com mais de 5 bilhões de usuários. Por ela, é possível enviar mensagens instantaneamente, movimentar dinheiro em contas bancárias, comprar mercadorias, acessar redes sociais, fazer pesquisas etc.

Navegando com segurança

Por esse e por outros motivos mais é importante tomar alguns cuidados ao invadir o mundo virtual. Vamos a elas:

1-   Tenha em mente que navegadores não são 100% seguros. Eles sozinhos, não protegem de todas as ameaças cibernéticas na rede. Vale lembrar, que os cibercriminosos costumam criar sites semelhantes aos mais populares para roubar suas credenciais de acesso, detalhes de cartão de crédito ou contatos de redes sociais. Para evitar isso, é essencial verificar se a URL da página da web está correta;

2-   Senhas – Não utilize a mesma para vários aplicativos diferentes. Crie palavras chaves o menos óbvias possíveis. Nada de usar datas de nascimento ou número de cpf. O melhor é combinar os caracteres entre letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos para dificultar.

3    – Mantenha o software do navegador atualizado. Para manter um computador seguro é muito importante ter programas atualizados, pois os updates trazem correções de segurança;

4    Desabilite o preenchimento automático ou a função de lembrar a senha. Quando um usuário armazena todos os seus dados em um mecanismo de busca, facilita a vida dos cibercriminosos, pois caso alguém tome conta do dispositivo, conseguirá preencher todas as senhas de todos os aplicativos automaticamente. O correto a se fazer é sempre inserir seu nome de usuário e senha sempre que quiser acessar um aplicativo ou página da web;

5    Execute regularmente o software de antivírus, principalmente antes de realizar um download, pois um arquivo malicioso sempre pode escapar, devido a erro humano. Por isso, é vital ter um antivírus instalado que analise os downloads e os rejeite caso possam ser fraudulentos.

Saulo Santos é jornalista e assessor de Comunicação da Carvalho News Comunicações.