Skip links

Deixar o carro em casa pelo menos uma vez na semana gera benefícios para a Saúde?

O brasileiro e sua relação com o carro vêm de muito tempo, e o Brasil ocupa ranking bastante negativo na emissão de gases poluentes.

Philipe Campos

A relação e a paixão do brasileiro com o automóvel vêm de muito tempo. Para se ter uma noção, o primeiro carro a desembarcar em terras brasileiras veio por intermédio do pai da aviação, Alberto Santos Dumont. O Peugeot que ancorou no porto de Santos em 1891 era conhecido pelos franceses como Voiturette por ser muito parecido com uma charrete. O modelo, que vinha com um pequeno motor Daimler a gasolina de 3,5 cv e dois cilindros em ‘V’, ficou famoso mesmo nas mãos (e nos pés) do irmão de Alberto Santos Dumont, Henrique Santos Dumont, que era quem o dirigia.

Mas, ao contrário do que diria a lógica, este não foi o primeiro carro emplacado em nosso País. Quem recebeu esta honraria foi o automóvel do conde Francisco Matarazzo em 1903, quando já se havia notícias de outros carros rodando no Brasil

Mas só em 1919, o país recebeu as linhas de montagem do Modelo Ford T. A segunda fabricante a montar seus veículos em nosso país foi a General Motors em 1940. A montagem de unidades importadas permaneceu até o pós-guerra, quando Juscelino Kubitschek deu rumo à implantação da indústria automobilística no Brasil.

O automóvel e as taxas de poluição no Brasil

Mas como nem tudo são flores como a história do carro, neste século o automóvel deixou de ser objeto de luxo e passou a ser artigo de necessidade para mobilidade em todo país, mas com o crescimento da indústria automobilística surgiram efeitos negativos para o meio ambiente com bilhões de toneladas de CO2 emitidos na atmosfera. Um carro a gasolina por exemplo emite entre 10kg e 25kg de carbono a cada 100km rodados. Claro que as emissões dependem muito das condições do veículo.

Em 2021 o Brasil já era considerado o 4º no mundo no ranking de emissão de gases poluentes desde 1850. Neste mesmo ano de acordo com dados do Sistema de Estimativas de Emissão de Gases do Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima, afirma que o Brasil emitiu mais de 2 bilhões de toneladas brutas de CO2, uma alta de 12,2% em relação ao ano anterior, considerando a pior taxa desde 2005.

O que o brasileiro vem fazendo para mudar esta dura realidade?

De acordo com dados do IBGE, no Brasil existem mais de 60 milhões de automóveis em circulação. Número bastante expressivo quando se trata da emissão do CO2.

Muitos brasileiros pensando na Saúde, e no meio ambiente tem mudado alguns hábitos e deixando o carro pelo menos uma na semana em casa e optando por ir ao trabalho, a pé, de bicicleta, fazendo uma leve caminhada.

O servidor público, que atua como Bombeiro e Professor no Rio de Janeiro, é um desses entre tantos outros. Ele conta que dirige há pelo menos 16 anos e deixa o carro em casa pelo menos 4 vezes durante a semana. “Costumo deixar o carro em casa pelo menos por 4 dias, e vou caminhando até o trabalho, gosto dessa rotina. E há inúmeros benefícios como a prática de atividade física como a caminhada, economia de combustível, menos poluição e o cuidado com a saúde que é de extrema importância” explicou o servidor.

Deixar o carro em casa gera benefícios para a saúde?

De acordo com o Educador Físico, Breno Nóro que atua há pelo menos 11 anos na profissão e é especializado em Treinamento Funcional e musculação, a caminhada tem o poder de proporcionar inúmeras vantagens para o corpo e para a mente.

“O indivíduo que deseja sair do sedentarismo e cuidar melhor da saúde, tem que realizar pelo menos 30 minutos de caminhada. O mais indicado é realizar a caminhada todos os dias com intensidade leve a moderada.  Isso será suficiente para ativação dos músculos e sensações de bem-estar, que irão impactar positivamente o organismo do indivíduo”, explicou Breno.

Se a caminhada for praticada com regularidade, ela melhora o estresse, melhora o funcionamento do organismo, melhora a circulação, libera hormônios responsáveis pelo bem-estar, reduz a sonolência, fortalece a musculatura e muitos outros benefícios para a saúde em geral.

E você topa deixar o carro pelo menos um dia em casa? Sua saúde agradece e o meio ambiente também!

Fontes: IBGE / BBB News Brasil / Revista Carros / Sistema de Estimativas de Emissão de Gases do Efeito Estufa