Skip links

Lixo eletrônico: Saiba como descartar corretamente

Descartados no lixo comum causa diversos problemas de contaminação ao meio ambiente e à saúde

Philipe Campos

Clique para ouvir a notícia.

Muita gente desconhece o termo “lixo eletrônico” e não tem ideia de que seu descarte irregular pode contaminar a terra, a água e o ar. Esse tipo de lixo tem metais pesados como: cádmio, arsênio, cromo, mercúrio, chumbo, entre outros, e são jogados no lixo comum criando diversos problemas de contaminação ao meio ambiente e à nossa saúde. Como prestador de serviços vamos esclarecer as principais dúvidas dos nossos leitores com o apoio da empresa Recicle Logística Reversa localizada em Salvador.

Afinal, o que é lixo eletrônico?

São produtos que não têm mais valor por falta de utilização, substituição ou quebra. Também conhecido como lixo eletrônico, sucata digital, resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, inclui computadores, equipamentos de escritório, produtos de consumo e eletrodomésticos.

Esse tipo de resíduo deve ser gerenciado, pois se descartado de forma incorreta pode causar graves problemas de saúde e poluição ao meio ambiente.

O lixo eletrônico é classificado por cores, a linha verde tem vida útil de 2 a 5 anos, com pequeno porte de até 30kg, exemplificados por computadores Desktops, notebooks, periféricos, tablets, impressoras, celulares entre outros.

Na linha azul, a vida útil pode ser de até 12 anos com pequeno porte de até 5kg, exemplificados como batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, cafeteiras, máquinas de costura, vaporizadores, ventiladores de mesa entre outros.

Na linha marrom, a vida útil pode ser de até 13 anos com médio porte de até 35k, exemplificados por televisor/monitor tubo, televisor/monitor plasma, LCD, DVD/VHS e produtos de áudio.

Na linha branca, a vida útil pode ser de até 15 anos, com grande porte de até 30kg, exemplificados por TVs e monitores de tubo, refrigeradores, fogões, lavadoras, ar-condicionado, freezers horizontais e verticais, frigobares, lava-louças, secadoras domésticas e micro-ondas.

Lei nº 12.305/2010

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2 de agosto de 2010 é uma lei que rege diversos mecanismos que podem minimizar os impactos negativos dos produtos colocados no mercado através de consumidores e fabricantes. Prevê que aquele que coloca em risco o meio ambiente durante o processo de produção por ele adotado deve se responsabilizar pelos custos decorrentes da necessária proteção, revelando-se, sua dimensão preventiva através da logística reversa.

O que acontece com os equipamentos coletados?

Equipamentos eletrônicos em sua grande maioria têm 50% da sua estrutura composta de plásticos. Na Recicle esses plásticos são separados por tipo e logo em seguida são triturados e encaminhados novamente para as indústrias. O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor na natureza. Este processo de reciclagem evita que os resíduos plásticos acabem em lixões. O processo de reciclagem também poupa a natureza de novas extrações de matéria prima através dos 3R ‘s: Reciclar, reduzir e reutilizar.

De acordo com o Diretor Executivo, Robson Fernando, da Recicle Logística Reversa sediada em Salvador e Lauro de Freitas, “trabalhamos dia após dia com um único propósito: Coletar, separar e reciclar os resíduos eletrônicos visando preservar e cuidar da natureza para o amanhã. Sustentabilidade é o nosso legado, e fazemos nosso trabalho com excelência por meio da nossa Usina Verde. A empresa trabalha com um sistema avançado de gestão ambiental. Com a solução e o destino ideal da sucata digital. Reciclar é o melhor meio de preservação do meio ambiente. A empresa também trabalha com tratamento de lâmpadas, equipamentos eletroeletrônicos, pilhas e baterias “, ressaltou o diretor.

O Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina, segundo estudo na ONU foi produzido em 2016 mais de 1,5 milhão de toneladas de lixo ecológico, ou seja, 3,7 kg de lixo por habitante. Para diminuir estes números e ajudar no desenvolvimento saudável, é possível solicitar a coleta desse tipo de resíduos gratuitamente através do site https://www.reciclelogisticareversa.com.br/residencia.

Colaboradores: Recicle Logística Reversa / Diretor Executivo Robson Fernando