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Para melhorar transporte no Rio, Agetransp abre consulta pública para população

Agetransp quer saber o que pode melhorar e mudar no transporte do estado.

Philipe Campos

Nesta semana, a Agência Reguladora de Transportes do Estado do Rio de Janeiro divulgou uma consulta pública para saber da população o que pode ser melhorado no transporte público e nas suas operações como as barcas, trens e metrô do estado do Rio de Janeiro.

As sugestões de melhoria estão abertas desde o dia 20 de julho e podem ser encaminhadas até o dia 9 de agosto, preferencialmente via e-mail:  consultapublica@agetransp.rj.gov.br

Mas, é possível enviar as propostas pelos Correios, direcionadas ao Departamento de Protocolo da Agetransp, na Avenida Presidente Vargas, 1.110, 13º andar, Centro do Rio, CEP 20.071-002, com a indicação Consulta Pública Agetransp Nº 01/2023.

Consulta pública

Através do acesso à população à consulta pública a Agência Reguladora de Transportes do Estado do Rio de Janeiro quer saber dados como está a oferta de lugares, frequência das viagens, intervalos e/ou horário de partidas, tempo de percurso das viagens, terminais de partidas e chegadas, horários de abertura e fechamento de estações, estações paradas, entre outras.

As propostas serão apreciadas pelo conselho diretor da Agetransp, podendo, se entender assim, submetê-las aos setores técnicos e jurídicos da agência para manifestação quanto à sua operacionalidade e viabilidade.

As contribuições deverão conter o nome do remetente, o número da sua identidade, a redação que pretende dar aos dispositivos da minuta de resolução [quais são as melhorias], eventuais supressões ou acréscimos e uma breve exposição dos motivos de cada sugestão.

Ações no MetrôRio

No dia 20 de julho, servidores da Agetransp fizeram uma visita técnica para conhecerem detalhes das intervenções preventivas e corretivas de diversos equipamentos que compõem a concessionária MetrôRio.

O conselheiro-presidente da Agetransp, Murilo Leal, e os conselheiros Adolpho Konder e Charlles Batista também conheceram o Centro de Inteligência e o Centro de Controle Operacional, onde puderam verificar como se dá o controle de tráfego das composições, o funcionamento da sinalização e o atendimento a ocorrências. Os representantes da agência reguladora ainda passaram pelo Centro Administrativo da concessionária, onde fica um simulador para treinamento de pilotos do metrô.

Ações nos trens da SuperVia

No dia 21 de julho a Agetransp também abriu um boletim para apurar a suspensão do ramal Saracuruna. A operação das composições no trecho entre a Central do Brasil e Saracuruna ficou suspensa neste mesmo dia após a abertura do boletim, após uma avaria de rede aérea no dia anterior, na estação Penha.

A apuração técnica feita pela Agetransp aborda as circunstâncias da ocorrência, como a análise das condições de todos os meios, sistemas e equipamentos envolvidos, a adequação do atendimento prestado aos usuários pela concessionária SuperVia após a avaria, assim como das medidas adotadas pela operadora quando restabeleceu o funcionamento do ramal Saracuruna.

Fonte: Globo RJ / Prefeitura do Rio / Agetransp