Skip links

Nesta sexta feira Museu Carmem Miranda reabre no Rio de Janeiro

O espaço fica localizado no bairro do Flamengo com entrada gratuita aos visitantes.

Philipe Campos

Fechado há pelo menos 10 anos, após obra de revitalização, o Museu Carmen Miranda reabre suas portas no Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira (4). O espaço abriga um acervo de mais de 3 mil itens, passando por todas as fases de sua carreira, principalmente de indumentárias da artista, um dos primeiros ícones da música brasileira.

A partir das 18h da noite o público poderá apreciar a exposição “Viva Carmen” sob a curadoria do escritor e biógrafo da artista, Ruy Castro, e Heloisa Seixas, além de apresentação performática da cantora Juliana Maia. O Museu Carmen Miranda fica localizado na Avenida Rui Barbosa, s/n, Flamengo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

O museu é administrado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro (Funarj), por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) com uma super vista para um dos principais cartões postais da cidade maravilhosa, o Pão de Açúcar.

De acordo com a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, “estamos trabalhando incansavelmente para a reabertura de casas de cultura importantes para o Estado, e o Museu Carmen Miranda representa a história da cultura fluminense e brasileira. Aqui, o público vai poder ter acesso a itens magníficos, como figurinos usados pela artista, fotografias raras, objetos pessoais e registros históricos, tudo cuidadosamente selecionado para oferecer uma experiência rica e emocionante aos visitantes”

Legado cultural

Mais do que apenas um espaço expositivo, o Museu Carmen Miranda também promove atividades culturais, como palestras, oficinas e apresentações artísticas, contribuindo para a disseminação do conhecimento e a valorização do patrimônio artístico do país.

Localizado no coração do Rio de Janeiro no bairro do Flamengo, o espaço cultural é dedicado a preservar a memória e celebrar a trajetória dessa grande estrela, conhecida no mundo inteiro como “A Pequena Notável”.

Projetado por Affonso Reidy e inaugurado em 1976, o museu é uma homenagem à emblemática e icônica cantora e atriz portuguesa-brasileira, que deixou um legado artístico inestimável. Os visitantes terão a oportunidade de mergulhar na vida e na carreira dessa talentosa artista, conhecendo detalhes de sua infância, a ascensão meteórica no mundo do entretenimento e sua influência duradoura na cultura brasileira e internacional.

Fonte: Globo RJ