Skip links

Queda nos casos de dengue são registrados em Itabuna no Sul da Bahia

A instabilidade nos casos contempla os trabalhos realizados pelos Agentes de Endemias.

Philipe Campos

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia na última quarta-feira (5), o município de Itabuna, no Sul da Bahia, não ultrapassou o alerta amarelo para casos de dengue este ano. O Levantamento Rápido do Índice para Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023, contempla os índices de monitoramento em diversas cidades do estado da Bahia para casos de proliferação do mosquito.

O levantamento, constituído pelos meses de abril e maio, apontou em Itabuna um índice de 3,13% no LIRAa, que é consideravelmente estável em relação aos meses anteriores.

O que é LIRAa

O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Ações realizadas

De acordo com a coordenadora da Divisão de Endemias, Lucimar Ribeiro, os avanços desses números positivos estão atrelados ao empenho incansável da Secretaria Municipal de Saúde, e em especial dos Agentes de Combate às Endemias nas ações educativas e de conscientização, mutirões e visitas domiciliares.

Ela ressalta também que “é importante destacar também que apesar da estabilidade, os trabalhos e a conscientização sobre os cuidados não podem parar. Estamos em época de chuvas, o que favorece a proliferação do mosquito. Por isso, é importante que a população fique atenta aos recipientes que acumulam água em quintais e áreas livres. E, se necessário, alertar a Divisão de Endemias, por meio do telefone Disk-Dengue: 3612-8324”, afirmou Lucimar.

As ações também estão sendo executadas conforme as recomendações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia (DIVEP) e da Coordenação de Doenças de Transmissão Vetorial (CODTV) e GT Arboviroses, na aderência ao uso do novo larvicida BTi granulado para o tratamento focal nas atividades de controle do Aedes aegypti e Aedes Albopictus.

O BTi como é chamado é um inseticida biológico para uso contra larvas de mosquitos com maior eficácia, combatendo os insetos em até 24 horas após aplicação do produto, ele age diretamente na parede intestinal das larvas, eliminando os criadouros nas casas e demais locais da cidade rapidamente.

Fonte: Prefeitura de Itabuna