Skip links

Balé do Teatro Castro Alves de Itabuna oferece oficinas gratuitas de dança e traz o espetáculo “Viramundo” em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil

Espetáculo já passou por Salvador, Feira de Santana entre outras cidades baianas.

Philipe Campos

Na última quarta-feira (2), o Teatro Municipal Candinha Dória em Itabuna, informou que vai trazer oficinas gratuitas de danças no final de semana. Além das oficinas, o Teatro também vai ser palco do espetáculo “Viramundo”. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) das 9h às 13h mediante apresentação de um documento de identidade.

Oficinas de dança

As oficinas gratuitas de danças acontecem no sábado (5), por Gilmar Sampaio, bailarino da companhia, que será responsável por conduzir as aulas, voltadas a pessoas maiores de 14 anos, com experiência de nível intermediário em dança. Estilos de dança como a Dança acontecem das 9h30 às 11h, e o Balé Clássico das 14h às 15h30 na Sala Walter Moreira, do Teatro Municipal.

O espetáculo “Viramundo”

O espetáculo “Viramundo” tem como objetivo enaltecer e celebrar os 80 anos de vida de Gilberto Gil, um dos maiores cantores e compositores deste país. Gil fez parte do movimento tropicalista nos anos 60, movimento que gerou descontentamento da ditadura na época por ser considerado nocivo à sociedade com seus gestos e criações libertárias, onde Gil e seus parceiros ficaram exilados pela ditadura. O espetáculo está percorrendo várias cidades do interior baiano, mas no próximo domingo, dia 6, a apresentação do espetáculo acontece a partir das 19h no Teatro Candinha Dória, com entrada franca. Na sequência acontece um mega bate-papo sobre o processo criativo da obra.

A obra com sessão única, em direção e criação coreográfica Duda Maia e música original do maestro Ubiratan Marques, contará com todo o elenco do BTCA. A coordenação estadual do projeto informa que todo o elenco do BTCA em cena cantará as danças que Gilberto Gil desperta em seus corpos. Dança que quer ser Gil. Música que não existe sem Gil.

De acordo com a assessora da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Geisa Bahia, no espetáculo “Viramundo” existe uma conexão entre ancestralidade e futuro, raízes e profecias, sertão e litoral, ecologias e tecnologias, que despontam diversidade, atemporalidade e a generosidade. Ela explica que durante o espetáculo, o público poderá perceber os potenciais de artistas da dança de gerações, formações e experiências variadas.

E ainda destaca que o espetáculo “É um olhar democrático de criação que evoca a autenticidade e a espontaneidade do movimento. O acolhimento se reflete em pertencimento, beleza e abraços “num Gilberto Gil que é vida e festejo, num palco onde todos e todas se divertem”, explicou Geisa.

O espetáculo estreou no ano passado em Salvador, com ingressos esgotados no Teatro Castro Alves. Já passou também por Feira de Santana, Alagoinhas e Camaçari. Nesta quinta-feira, dia 3, estará em Porto Seguro, e no dia 26, em Juazeiro.

Fontes: Prefeitura de Itabuna / Gilberto Gil site oficial